Região

Daer libera o tráfego no desvio da Ponte do Passo da Areia na VRS-809

Publicado em: 18 de maio de 2018 às 09:20 Atualizado em: 20 de fevereiro de 2024 às 09:28
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    DAER
  • Foto: Divulgação/Daer
    compartilhe essa matéria

    Trecho possui 300 metros de extensão e comporta a passagem de dois veículos em sentidos opostos

    As obras para a construção de um desvio junto à ponte sobre o Arroio Passo da Areia, na VRS-809, em Cachoeira do Sul foram concluídas nesta semana.  O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) por meio da Superintendência de Obras de Arte Especiais (SOA) liberou o tráfego sobre o desvio da estrutura nesta quarta-feira (16), após a realização de uma vistoria.

    “Concluímos o desvio, após a execução de um aterro e na transposição do arroio colocamos um bueiro triplo com extensão de 20 metros. Assim dispensamos a necessidade da construção de uma ponte provisória. Agora, com condições operacionais podemos solicitar o bloqueio da rodovia para dar inicio a recuperação da ponte”, explica o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti.

    O desvio localizado na estrada da Ferreira possui 300 metros de extensão e comporta a passagem de dois veículos em sentidos opostos. O limite de velocidade é de 40 quilômetros por hora, e limite máximo de peso de 24 toneladas. “Estamos buscando maneiras de resolver todos os impasses que impediam o andamento de obras rodoviárias”, destaca o diretor-geral da autarquia, Rogério Uberti. "Nós entendemos o quanto essa obra é importante para a mobilidade da comunidade local e, agora, vamos empreender todos os esforços para que a reforma da ponte seja concluída o quanto antes”.

    O investimento para as obras de recuperação da ponte, bem como a construção do desvio recebem cerca de R$ 800 mil, por meio da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). Os trabalhos na ligação que fica no quilômetro 0,9 da VRS-809, entre a BRS-153 e o aeroporto preveem a reconstrução da via que caiu, além do alargamento dos passeios já existentes e a construção de novos.