SOCIAL

Vera Cruz tem 267 benefícios do Bolsa Família cancelados

Publicado em: 18 de abril de 2025 às 07:00
  • Por
    Carolina Sehnem Almeida
  • BOLSA FAMÍLIA ESTÁ MAIS RÍGIDO E VÁRIOS CADASTROS FORAM CORTADOS | CAROLINA ALMEIDA/ GRUPO ARAUTO
    compartilhe essa matéria

    Todos que tiveram o benefício suspenso são orientados a procurar as vagas de trabalho disponibilizadas por meio do Sine, assim como os cursos de qualificação ofertados pelo Município

    De novembro de 2024 a fevereiro de 2025, Vera Cruz teve 267 benefícios do Bolsa Família cortados. Entre as principais razões estão a falta de atualização cadastral, renda superior ou omissão de informações. De acordo com a coordenadora da Secretaria de Desenvolvimento Social de Vera Cruz, Gabriela Ferreira, é contínuo o trabalho de averiguação em relação a cadastros unipessoais, que cresceram durante a pandemia, além de visitas domiciliares.

    Atualmente, a Capital das Gincanas possui em torno de 1.409 famílias beneficiadas pelo programa do Governo Federal e o valor médio repassado é de R$ 650. Mas Gabriela explica que a orientação repassada aos beneficiários é que o Bolsa Família não é definitivo, e “que a carteira de trabalho assinada garante muitos outros benefícios“, destaca. Ela aponta ainda que no final de março modificou o sistema do Cadastro Único e quando se insere o CPF das pessoas ele já puxa a renda automaticamente. “Embora o cadastro seja autodeclaratório, ali vai puxar todas as rendas formais que essa pessoa tem ou algum benefício previdenciário”, aponta Gabriela, complementando que o cadastro insere outras informações também, a partir de contas de telefone ou luz, dados que podem estar sendo omitidos, como renda de companheiros, por exemplo. Está ficando bem mais rígida a seleção das famílias para receber o Bolsa Família, resume.

    Ainda, todos que tiveram o benefício suspenso são orientados a procurar as vagas de trabalho disponibilizadas por meio do Sine, assim como os cursos de qualificação ofertados pelo Município. A Secretaria de Desenvolvimento Social acompanha esses casos e segundo Gabriela, esses moradores têm buscado a qualificação profissional e a inserção no mercado de trabalho, reduzindo a dependência do benefício social. Nos próximos dias vai abrir a inscrição para o próximo curso: Excelência no atendimento ao cliente em farmácias e drogarias e Desenvolvimento de equipes.