Objetivo é conscientizar sobre as doenças sexualmente transmissíveis
Ainda dentro da Campanha de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), que teve início neste carnaval, por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Comunicação, mais uma ação chamou a atenção nesta sexta-feira (17). Um outdoor incentivando a população para a realização do teste rápido foi fixado na Rua Gaspar Silveira Martins, nas proximidades com a Galvão Costa.
O local, bem como seus arredores, é ponto de concentração de casas noturnas, lancherias, bares e restaurantes. Especialmente nos finais de semana centenas de jovens frequentam os estabelecimentos. Cabe lembrar que a contaminação pelo vírus HIV vem aumentando significativamente nesta parcela da população.
No cartaz, a imagem faz menção a uma roleta russa, onde o canhão do revólver traz cinco câmeras com preservativos e uma vazia. O que se quer é deixar a mensagem de que uma relação desprotegida – considerada situação de risco – é suficiente para a contaminação. Daí a importância de se fazer o teste rápido.
Para realizar o procedimento, além do Centro Municipal de Atendimento à Sorologia (Cemas), todos os postos, tanto unidades básicas de saúde (UBSs), como Estratégias de Saúde da Família (ESFs) estão aptas. O teste é rápido, fácil e sigiloso. Não leva mais que 15 minutos.
Notícias relacionadas

Feirão de Empregos vai ofertar mais de 200 vagas em Santa Cruz; veja
Doze empresas do município estarão contratando candidatos para cargos de todos os níveis de escolaridade e experiência

Secretária afirma que multa à igreja por barulho do sino deve ser revista
Instituição apresentará defesa formal, que será analisada por uma comissão de julgamento responsável por decidir se a penalidade será mantida ou cancelada

Vale do Rio Pardo recebe investimentos em energia com ampliação da rede trifásica
Obras beneficiam comunidades rurais como Alto Paredão, Linha Andrade Neves e Picada Ren

MEI RS Calamidades 2 tem inscrições abertas para atingidos pelas enchentes de 2024
Medida á válida para quem não teve acesso a recursos oriundos do Estado