Geral

Outdoor chama a atenção para o teste rápido em Santa Cruz

Publicado em: 18 de março de 2017 às 11:18 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 13:12
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Secom/Luiz Fernando Bertuol
    compartilhe essa matéria

    Objetivo é conscientizar sobre as doenças sexualmente transmissíveis

    Ainda dentro da Campanha de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), que teve início neste carnaval, por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Comunicação, mais uma ação chamou a atenção nesta sexta-feira (17). Um outdoor incentivando a população para a realização do teste rápido foi fixado na Rua Gaspar Silveira Martins, nas proximidades com a Galvão Costa.

    O local, bem como seus arredores, é ponto de concentração de casas noturnas, lancherias, bares e restaurantes. Especialmente nos finais de semana centenas de jovens frequentam os estabelecimentos. Cabe lembrar que a contaminação pelo vírus HIV vem aumentando significativamente nesta parcela da população.

    No cartaz, a imagem faz menção a uma roleta russa, onde o canhão do revólver traz cinco câmeras com preservativos e uma vazia. O que se quer é deixar a mensagem de que uma relação desprotegida – considerada situação de risco – é suficiente para a contaminação. Daí a importância de se fazer o teste rápido.

    Para realizar o procedimento, além do Centro Municipal de Atendimento à Sorologia (Cemas), todos os postos, tanto unidades básicas de saúde (UBSs), como Estratégias de Saúde da Família (ESFs) estão aptas. O teste é rápido, fácil e sigiloso. Não leva mais que 15 minutos.