A unidade atende cerca de 3,8 mil pessoas
O prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, inaugurou na manhã deste sábado (18), as novas instalações que vão abrigar a Estratégia de Saúde da Família (ESF) Senai. A unidade atende cerca de 3,8 mil pessoas, em seis microáreas, e tem um dos melhores índices de resolutividade do município. Grande parte dos usuários são pessoas acima de 60 anos.
Situado na Rua Castro Alves, o prédio foi construído por meio de uma parceria entre o município e a iniciativa privada, especialmente para acolher o serviço. Conforme explicou a secretária municipal de Saúde, Renice Vaccari, hoje não é possível obter recursos junto ao governo federal para a construção de novas unidades, exceto por meio de emendas parlamentares. “A abertura de uma unidade como esta representa um salto de qualidade na saúde do município. A área é a que mais consome recursos, mas é também a que mais precisa”, disse ela.
A nova estrutura, mais ampla que a anterior, compreende quatro consultórios médicos e de enfermagem, sala de vacinas, sala de curativos, sala de grupos, sala de esterilização, recepção, farmácia, consultório odontológico e banheiros para funcionários e pacientes. Já a equipe de profissionais – a mesma que atendia no antigo posto – é composta por uma médica especializada em saúde da família, enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um higienizador, um dentista, um auxiliar de saúde bucal e um estagiário, além de cinco agentes comunitários que realizam as visitas domiciliares. O posto também recebe acadêmicos de medicina e de enfermagem.
Inauguração
A cerimônia contou com a presença de secretários municipais, vereadores, representantes do Conselho Municipal de Saúde, servidores da prefeitura, imprensa e comunidade. Um antigo morador do bairro, Sebastião Carlos da Rosa, 75 anos, militar aposentado, fez questão de falar ao microfone e dizer o quanto a comunidade estava satisfeita com a nova estrutura. “Hoje, o prefeito deu uma alegria imensa ao nosso bairro, fez a gente voltar a sorrir de novo”, comemorou.
Ao se pronunciar, o prefeito mais uma vez reafirmou o orgulho pela saúde pública ofertada em Santa Cruz do Sul. “Quando estabeleci o compromisso de dobrar o número de Estratégias de Saúde da Família, eu sabia que o orçamento era insuficiente para atingir este objetivo, mas conseguimos, poupando e remanejando recursos para uma área que sempre foi prioridade neste governo e que continua sendo, tanto que hoje estamos inaugurando uma unidade modelo”, afirmou.
A ESF Senai está inscrita no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), do Ministério da Saúde, que propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. O programa eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingem melhora no padrão de qualidade no atendimento. São trabalhados indicadores que vão desde o acesso da população à unidade,passando pela atenção dada aos usuários, até a estrutura física. Ingressando agora no terceiro ciclo de avaliação, a ESF Senai deverá alcançar o teto máximo de incentivo concedido a este tipo de unidade de saúde.
O ato de inauguração contou ainda com assinatura do termo de recebimento do imóvel, descerramento de placa e corte de fita. Na sequência, a comunidade foi convidada a conhecer o interior do prédio.
Notícias relacionadas

Feirão de Empregos vai ofertar mais de 200 vagas em Santa Cruz; veja
Doze empresas do município estarão contratando candidatos para cargos de todos os níveis de escolaridade e experiência

Secretária afirma que multa à igreja por barulho do sino deve ser revista
Instituição apresentará defesa formal, que será analisada por uma comissão de julgamento responsável por decidir se a penalidade será mantida ou cancelada

Vale do Rio Pardo recebe investimentos em energia com ampliação da rede trifásica
Obras beneficiam comunidades rurais como Alto Paredão, Linha Andrade Neves e Picada Ren

MEI RS Calamidades 2 tem inscrições abertas para atingidos pelas enchentes de 2024
Medida á válida para quem não teve acesso a recursos oriundos do Estado