Geral

Prefeitura de Santa Cruz busca alternativa para evitar demolição da Emei Aliança

Publicado em: 18 de fevereiro de 2025 às 07:00
  • Por
    Emily Lara
  • Colaboração
    Nícolas da Silva
  • Foto: GRUPO ARAUTO
    compartilhe essa matéria

    Interdição da escola ocorreu após um desmoronamento em uma das salas e outros problemas estruturais em 2023

    A Administração Municipal de Santa Cruz do Sul estuda soluções para preservar o prédio da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Aliança, interditada desde setembro de 2023 devido a falhas estruturais. Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, a secretária municipal de Educação, Jane Sabin, explicou que a demolição total pode ser evitada com a construção de um muro de contenção.

    Se viu uma luz no fim do túnel. Há a possibilidade de fazer um muro de contenção. Isso já foi dito por uma engenheira do município, que talvez essa seria a solução. Aterra esse pedaço que estaria desmoronando”, afirmou.

    Segundo a secretária, a situação do prédio foi agravada pela abertura de um loteamento próximo ao terreno da escola, que alterou a estabilidade do solo. Esse fator comprometeu a cerca de um vizinho e parte da estrutura da Emei. No entanto, há locais que permanecem seguros, e a administração municipal busca um estudo detalhado para avaliar as condições da construção. “Mas ela tem uma parte que, teoricamente, não está comprometida. Tem que fazer um estudo dos demais. Não dá para aceitar que a gente faça a demolição total por causa de duas salas”, disse.

    A interdição da escola ocorreu após um desmoronamento em uma das salas e outros problemas estruturais. O diagnóstico apontou que as falhas começaram em 2011, devido a uma técnica de construção rápida, e foram agravadas durante uma ampliação recente, que resultou no deslocamento do solo. Enquanto não há uma solução definitiva, os alunos e profissionais da Emei foram realocados em outras unidades temporariamente.

    Ouça a entrevista completa: