Vereadores retomam nesta segunda-feira o período das sessões ordinárias
Os vereadores de Santa Cruz do Sul retomam nesta segunda-feira (19), o período das sessões ordinárias no Legislativo Municipal. A pauta da primeira reunião, que acontece a partir das 18h, e será conduzida pelo presidente Bruno Cesar Faller (PDT), contará com 33 projetos, entre vetos do Executivo e novas propostas de lei dos vereadores, além de 30 indicações, cinco requerimentos e 12 pedidos de providência. Antes da reunião ordinária, os vereadores estão sendo convidados para participarem de uma reunião, no plenarinho, às 17h15, para tratar de assuntos legislativos com a presidência.
Do Executivo ingressaram na pauta os vetos ao projeto que institui os feriados municipais, ao que dispõe sobre o Patrimônio Histórico e Cultural, ao que altera a lei sobre a criação do Conselho Municipal de Planejamento Urbano (Compur), ambos de autoria do vereador Hildo Ney Caspary (PP). Também o veto ao projeto da vereadora Bruna Molz (PTB), referente a autorização para o transporte de animais via sistema de transporte coletivo; ao projeto do vereador Francisco Carlos Smidt (PTB), que solicita a comunicação da interrupção do serviço de fornecimento de energia elétrica e de água e a lei complementar referente ao Código Tributário, que modificando conteúdo relacionado à isenção de IPTU.
O Executivo ainda encaminhou projetos para a criação de cargo de Chefe de Divisão da Central de Atendimento ao Cidadão, a contratação de 26 operários, dois pedreiros, um fiscal, um engenheiro, um médico veterinário, um agente redutor de danos e 10 agentes de combate a endemias, 6 agentes comunitário de saúde, um médico clínico geral, um pedreiro, um técnico em geoprocessamento, um caixa, sete serventes, cinco auxiliares de disciplina, 57 atendentes de EMEI, cinco professores.
Também o que oficializa o Quadro Mural da Procuradoria Geral do Município como órgão de imprensa oficial da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Santa Cruz do Sul (AGERST). Ainda a desafetação de um imóvel e a autorização para a doação de bens adquiridos pelo Fundo Municipal de Reequipamento de Bombeiros (FUMREBOM); outro que denomina via pública da Travessa Zildo Francisco Rabuske; abre créditos adicionais de R$ 1.082.133,23 para o custeio de despesas da Secretaria Municipal de Saúde. Também um projeto para a contratação de operações de crédito com o Badesul no valor de R$ 7.378.000,00. Um projeto que altera a lei criando uma Função Gratificada – Chefe da Divisão da Central de Atendimento ao Cidadão – CACI.
O vereador Francisco Carlos Smidt (PTB) ingressou com uma matéria para a prestação de contas por parte das empresas que prestam o serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário e o que denomina via pública de Rua Vinicius Fontoura Borges da Silva. O vereador Mathias Bertram (PTB) reapresenta o projeto que cria o programa “Composta Santa Cruz” que incentiva a compostagem de resíduos sólidos orgânicos domésticos. O vereador Edmar Hermany (PP) ingressou com o projeto de lei que institui férias para os vereadores. O vereador Alex Knak (MDB) ingressou com a proposta para a instituição do Diploma “Aluno Nota Dez”.
Notícias relacionadas
Diplomação dos eleitos acontece entre 16 e 18 de dezembro na 40ª e 162ª Zona Eleitoral
Cerimônias acontecem, na maioria dos casos, nas Câmaras de Vereadores dos municípios de abrangência e vão reunir eleitos e autoridades
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura
Oito novos projetos ingressam na pauta do Legislativo desta segunda
Após a reunião ordinária, ocorre uma reunião solene, com início às 19h30min
Vereador propõe a criação de escolas bilíngues em Santa Cruz
Proposta é de Rodrigo Rabuske, do Partido Liberal