As principais ocorrências foram de tabaco cru – em trajetos entre as propriedades produtoras e a indústrias de beneficiamento
Visando evitar ocorrências de roubos de cargas de tabaco, o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e os órgãos de segurança pública mantêm ações estratégicas realizadas em parceria. Na última quinta-feira (12), ocorreu uma reunião entre o Grupo de Trabalho (GT) de Segurança de Cargas do SindiTabaco e representantes de órgãos de segurança pública de Santa Cruz do Sul. Na apresentação dos resultados, foi possível verificar redução gradativa nos roubos nos últimos seis anos, caindo de 26 ocorrências em 2019 para três em 2024 (dado parcial até 12 de dezembro). As principais ocorrências no período foram de tabaco cru – em trajetos entre as propriedades produtoras e a indústrias de beneficiamento -, mas em 2023 houve também duas ocorrências de roubo de tabaco processado em contêineres, no transporte para os portos de exportações.
Entre os presentes, estiveram o major Daniel Mello, da Brigada Militar; a delegada Ana Luísa Pippi, da Delegacia Regional de Polícia; e Vinícius Massulo, comandante da Polícia Rodoviária Estadual. Ao falar do trabalho conjunto com os órgãos de segurança da região, o presidente do SindiTabaco, Valmor Thesing, agradeceu a parceria que se fortalece a cada safra. “Os resultados já obtidos falam por si só”, disse, reforçando a importância de seguir o trabalho em benefício da cultura tão relevante econômica e socialmente para a região.
Na ocasião, houve apresentação dos resultados do trabalho na safra 2023/2024 e os objetivos de continuidade para 2025. Conforme o assessor de Relações Institucionais do SindiTabaco, Sérgio Rauber, as atividades realizadas em conjunto entre o setor e os órgãos de segurança são importantes para a adoção de medidas preventivas e para haver agilidade no caso de ocorrências.
Os desafios para 2025 também foram tema da reunião, com a definição de estratégias de atuação. Os representantes da segurança pública reforçaram a importância de haver rapidez na comunicação das ocorrências à Brigada Militar e Polícia Civil para que possam encaminhar com maior assertividade a investigação. O próximo encontro está previsto para o início de 2025, quando serão convidados a participar também a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal.
Prevenção
As principais causas da redução de ocorrências foi o trabalho integrado das polícias e ações específicas como a divulgação dos protocolos de segurança aos transportadores e a utilização de equipamentos eletrônicos pelas empresas. A divulgação de informações sobre segurança no transporte e ações de conscientização direcionadas aos motoristas reforçando os cuidados necessários contribuem com a prevenção. Por isso, nessa época de transporte da safra, são intensificadas as orientações aos motoristas por meio de canais como WhatsApp. Além disso, é distribuído um folder com informações e dicas para os trabalhadores no transporte de cargas.
Notícias relacionadas
Agricultura e Desenvolvimento Rural recebem maior número de propostas eleitas pela Consulta Popular 2024
Governo estadual disponibilizou R$ 60 milhões para atender às demandas regionais
Vera Cruz recebe veículo para fortalecer trabalho da Emater no campo
Ao todo, 70 veículos Fiat Mobi irão reforçar as atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) em todas as regiões do RS
Creme que protege da doença da folha verde do tabaco muda a rotina na fumicultura
Produzido em Santa Cruz do Sul, produto considerado EPI, conta com aprovação da Anvisa
Primeira rodada de negociação sobre o preço do tabaco fecha sem acordo
Conforme acordado com as empresas, apenas seriam recebidas as que tivessem reajustes com base no índice do custo de produção de cada fumageira