Segundo Ario Sabbi, a entidade lutará para antecipar o início das obras
Em entrevista ao Grupo Arauto, o presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, Ario Sabbi, fez um balanço da gestão de 2024 e apresentou os principais projetos para 2025. Um dos destaques foi a questão da ampliação do Aeroporto Luiz Beck da Silva, que, segundo Sabbi, será uma das principais bandeiras da entidade nos próximos anos.
Sabbi destacou que a ampliação do aeroporto enfrenta um grande desafio. Para ele, durante um seminário sobre o tema realizado no mês passado, ficou claro que a cidade não está entre as prioridades do Governo Federal para ampliação de aeroportos. “Nós não estamos nem na primeira e nem na segunda lista de aeroportos a serem ampliados no país. Existe uma grande gama de aeroportos a serem ampliados e, infelizmente, nós não estamos nesta lista”, revelou.
Segundo o presidente da ACI, o Ministério de Portos e Aeroportos deixou claro que as obras de ampliação devem ser contempladas apenas a partir de 2032, com conclusão prevista para 2050.“Isso é bastante longe para nós. Nós precisamos de coisas agora. O evento climático deste ano provou que Santa Cruz do Sul tem uma vocação para o transporte aéreo e vamos lutar para que a gente consiga antecipar essa ampliação, ou um aeroporto de carga”, afirmou.
O dirigente também comentou sobre a questão do balizamento noturno, que, segundo ele, ajudaria a viabilizar voos mais curtos, como para Porto Alegre ou Florianópolis, mas não resolveria o problema da capacidade da pista. “O desenvolvimento regional passa por um aeroporto de carga. Nós precisamos ter um aeroporto que possa compor cargas“, explicou.
Outros compromissos da gestão
De acordo com o presidente da associação, a redução de impostos continua sendo uma prioridade para a ACI em 2025. “Lutamos bastante com o Governo Estadual na questão do aumento do ICM. Nós tivemos em determinados momentos vitórias e outros momentos não, mas vamos sim sempre estar trabalhando para que haja uma redução de impostos e um aumento da eficiência da aplicação desses impostos. Essa é a nossa premissa“, destacou.
Outro projeto importante para o próximo ano é a aproximação com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que visa beneficiar pequenas empresas, especialmente nas áreas de estágios e no apoio aos Microempreendedores Individuais (MEIs). “É um projeto que está se montando e deve ser aprovado na próxima assembleia no início do ano“, contou Sabbi.
Notícias relacionadas

Contribuinte que não declarou Imposto de Renda ainda pode regularizar a situação; veja como
Contadora Natália Fritsch orienta que a não entrega pode acarretar consequências graves, como a inaptidão do CPF

Quase 10 mil santa-cruzenses ainda não declararam o Imposto de Renda no último dia do prazo
Especialistas recomendam que o contribuinte cumpra o prazo ou entregue a declaração incompleta para evitar multa

Santa Cruz e Venâncio Aires lideram geração de empregos no Rio Grande do Sul
Municípios estão entre os cinco que mais criaram vagas formais em abril no estado

Saiba quais estabelecimentos terão preços reduzidos no Dia Livre de Impostos em Santa Cruz
Carne, chope, gasolina e roupas estão entre os produtos com valores mais baixos nesta quinta