Encontro reuniu lideranças políticas, empresariais e representantes de entidades regionais
“A ampliação do Aeroporto Luiz Beck da Silva é um projeto essencial para o desenvolvimento econômico de Santa Cruz do Sul e de todo o Vale do Rio Pardo. Essa obra permitirá maior competitividade para nossos produtos de exportação, sobretudo o tabaco, e atrairá novos investimentos, impactando diretamente a geração de empregos e renda na região.” A afirmação é do deputado federal Heitor Schuch (PSB/RS), que propôs o seminário realizado na manhã desta sexta-feira (29), pela Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados, para debater o tema.
O evento, que aconteceu em Santa Cruz do Sul, reuniu lideranças políticas, empresariais e representantes de entidades regionais. Entre os presentes, estavam o deputado estadual Elton Weber (PSB), a prefeita Helena Hermany, o representante do Ministério dos Portos e Aeroportos, Paulo Ramos Pinto, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Santa Cruz do Sul, Cesar Cechinato, que apresentou o projeto já encaminhado ao governo federal.
Também participaram do debate representantes de Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP), Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, Azul Linhas Aéreas, Sinditabaco e Afubra, entre outros.
Durante o seminário, Cechinato detalhou o projeto de ampliação do aeroporto, que prevê modernização da infraestrutura, extensão da pista e melhorias na área de embarque. A iniciativa busca integrar Santa Cruz do Sul à malha aérea nacional, favorecendo não apenas a mobilidade da população, mas também o escoamento de produtos para exportação.
Santa Cruz do Sul é um dos maiores polos econômicos do Rio Grande do Sul, com um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 6,3 bilhões, sustentado principalmente pelo setor de tabaco, que representa mais de 90% das exportações brasileiras da commodity. O município é responsável por uma produção anual que ultrapassa os 600 milhões de dólares em exportações, com mercados consumidores em mais de 100 países. Além disso, o setor gera mais de 40 mil empregos diretos e indiretos, fortalecendo a economia local e regional.
O deputado Heitor Schuch destacou ainda o papel do aeroporto como uma ferramenta para atrair novos investimentos. “Com uma infraestrutura moderna e eficiente, Santa Cruz do Sul poderá se posicionar como um centro de referência no transporte de cargas e passageiros, beneficiando não apenas a cidade, mas toda a região do Vale do Rio Pardo”, afirmou.
O seminário encerrou com um compromisso das lideranças presentes de somar esforços numa comissão pró-aeroporto para viabilizar a execução do projeto. “Este é um passo fundamental para garantir mais desenvolvimento e competitividade à nossa região. A união de todos os setores é o que fará a diferença para transformar esse sonho em realidade”, concluiu Schuch.
Notícias relacionadas
Ministério das Mulheres lança guia sobre prevenção a feminicídios
Objetivo é prevenir todas as formas de violência de gênero, discriminação e misoginia contra mulheres, por meio de ações governamentais
Excelsior Alimentos celebra 2024 com espírito de pertencimento
Um dos momentos mais especiais foi a oportunidade dos filhos dos colaboradores vestirem mini uniformes, idênticos aos de seus pais
Praça da Cidadania: Projeto ocorrerá na Praça Getúlio Vargas no domingo
A programação iniciará às 17 horas, com a abertura oficial e apresentações artísticas com temática natalina
Aprendizes do Instituto Crescer Legal apresentam seus projetos finais
Depois das apresentações, jovens estão na expectativa pela cerimônia de certificação que acontece no dia 12 de dezembro, em Santa Cruz do Sul