Agroindústria é focada na produção de melado, schmier colonial e passou a investir também na cana-de-açúcar
Com foco na produção de melado e schmier colonial, a agroindústria familiar Acedi Alimentos, de Santa Clara do Sul, busca manter a tradição iniciada há 80 anos. O empreendimento, constituído formalmente em 2015, é comandado por Luís Gustavo Mallmann, pelo pai e por outro funcionário.
Conforme o empreendedor, tudo teve início com seu avô e com as receitas familiares que foram passando de geração para geração. "Estou dando continuidade a isso e buscando sempre inovar, mas sem esquecer de como as receitas começaram e eram produzidas", destaca.
A agroindústria participou da 4ª Festa das Orquídeas, de Mato Leitão, realizada no início de dezembro, e expôs os produtos já conhecidos, como melado, schmier colonial, rapaduras, açúcar mascavo e, também, apresentou uma novidade: o caldo de cana.
Mallmann relata que a plantação de cana é de cerca de 5 hectares e que o caldo passou a ser incorporado entre os produtos produzidos e comercializados em feiras. "A cana lavada em casa, é refrigerada e é praticamente feita na hora, na frente das pessoas. Temos tido bons resultados", avalia.
O empreendimento, situado em Picada Santa Clara do Sul, próximo ao Parque Bröenstrup, nas terras da família, participa de feiras locais e regionais, como Expointer e Expoagro Afubra, além disso também há as vendas institucionais, como a merenda escolar e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e, por fim, uma parte remetida para as indústrias da região. "Praticamente toda matéria prima é própria, plantada na nossa propriedade. Buscamos manter as receita pela tradição familiar, porque elas possuem uma história que passou de pai para filho."
Visando ainda mais crescimento, o agricultor explica que os aperfeiçoamentos são feitos constantemente, especialmente os pequenos detalhes. Segundo ele, isso é o que garante a originalidade e os diferenciais dos produtos na hora da comercialização.