DP do município é a primeira delegacia da região com o selo "Amiga dos Animais". Ato ocorreu na tarde desta sexta-feira
A Polícia Civil de Santa Cruz inagurou o cartório especializado na investigação de crimes de maus-tratos e crueldade contra os animais na tarde desta sexta-feira (17). Com isso, o município passa a ser a primeira delegacia da região a contar com o selo "Amiga dos Animais". O local, instalado junto a estrutura da delegacia na Rua Ernesto Alves, terá como responsável a titular da 1ª DP, Ana Luísa Aita Pippi.
Conforme a chefe de Polícia Civil do Estado, delegada Nadine Anflor, o cartório servirá como um espaço acolhedor para que os protetores saibam onde denunciar esse tipo de crime. Além disso, a delegada destacou que haverá um canal on-line, onde as pessoas também poderão se comunicar com a polícia. "Tudo isso como uma rede de apoio, porque somente este cartório, ele não vai fazer com que a criminalidade nesta área reduza. Esse projeto é olhar diferenciado da Polícia Civil Gaúcha a esta causa e uma causa que é tão importante, porque quem maltrata os animais, maltrata também outros seres humanos, então é uma forma de prevenção", salienta.
O contato para denúncias é o (51) 9 8464-6323. Contudo, a delegada orienta para que seja feito o registro no cartório, já que a Polícia Civil só pode agir mediante registro ou denúncia documentada. Ainda, de acordo com o delegado Regional, Luciano Menezes, o cartório irá trabalhar em parceria com o Hospital Veterinários, Ong's, Secretaria do Meio Ambientes, bem como veterinários e cuidadores, a fim de facilitar o encaminhamento de casos. "A inauguração desse espaço representa o coroamento de um projeto, porque os policiais, tanto da 1ª quanto da 2º DP já vêm trabalhando à bastante tempo com a causa animal", salientou.
Como vai funcionar
Segundo a delegada responsável pelo cartório e titular da 1ª DP, Ana Luísa Aita Pippi, apesar da lei federal aplicar punições apenas aos crimes de maus tratos e crueldade contra cães e gatos, o cartório de Santa Cruz irá abranger todos os animais. Além de ser coordenado por um delegado de polícia, um agente policial – especializado na causa – irá atuar qualificando a investigação desses crimes.
A legislação protege animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. Agredir fisicamente, deixar sem comida ou água, sem abrigo adequado ou não procurar um médico veterinário em caso de doença do animal configura maus-tratos.
Em caso de constatação de crime, a Polícia Civil recolhe, efetua boletim de ocorrência, nomeia curador e encaminha o animal a cuidados médicos, higiene e adoção, com o apoio do Canil Municipal, Vigilância Sanitária e ajuda das ONGs de Protetores de Animais.
Entrega da viatura
Ainda, durante a inauguração do cartório, houve a entrega oficial da viatura da nova viatura da Polícia Civil. O carro, modelo Toyota Corolla Cross, foi adquirido com recursos de R$300 mil repassados pela Câmara de Vereadores e um complemento de R$150 mil da Prefeitura.
Com o valor, além da viatura, foram adquiridas duas motocicletas para a Brigada Militar. Estiveram presentes no ato o presidente do Legislativo Ilário Keller, o delegado regional da Polícia Civil, Luciano Menezes e o inspetor, vereador Gerson Trevisan.
Notícias relacionadas

Mulher é presa com mais de um quilo de cocaína na Estação Rodoviária de Santa Cruz
Ela foi abordada dentro de um ônibus intermunicipal

Brigada Militar prende dois homens por tráfico de drogas em Pantano Grande
Ação aconteceu na Rua dos Eucaliptos, no bairro Vila Virginia

Ex-coordenador da Asan é condenado a 12 anos de prisão por desvios no lar de idosos
Pena da Justiça santa-cruzense foi dividida em períodos de reclusão e detenção; outros dois também foram sentenciados

Criminoso arromba restaurante no Centro de Santa Cruz
Caso aconteceu na madrugada deste feriado do Dia do Trabalho. Ladrão furtou dinheiro e outros produtos