Sob o tema *"Não ao retrocesso! Avancemos juntos com orgulho e resistência!", evento ocorrerá no dia 24 de novembro, na Praça da Prefeitura
A Parada da Diversidade de Santa Cruz do Sul será um evento multicultural e contará com uma atração nacional: Tchaka Drag Queen, apresentadora oficial da Parada Gay de São Paulo, considerada a maior do mundo. Esta será a segunda vez que Tchaka visita o estado, tendo participado anteriormente da Parada de Luta de Porto Alegre.
Sob o tema *”Não ao retrocesso! Avancemos juntos com orgulho e resistência!”, a 4ª Parada da Diversidade de Santa Cruz do Sul ocorrerá no dia 24 de novembro, na Praça da Prefeitura. O evento representa a luta pelos direitos LGBTI+, promovendo inclusão, aceitação e respeito à diversidade. Além disso, será uma celebração vibrante que reunirá cerca de 30 artistas, incluindo DJs, gogo dancers, drag queens, cantores de hip hop e diversas manifestações de ativistas e entidades defensoras da causa LGBTI+ de várias cidades do Rio Grande do Sul.
A programação terá início às 13h, com a concentração, seguida por apresentações no palco principal a partir das 15h. A abertura oficial, com a presença de autoridades e convidados, ocorrerá às 16h. A tradicional caminhada com trio elétrico está marcada para as 17h, percorrendo as ruas do centro e retornando à praça, onde as atividades continuarão até as 22h.
Organizada pela Angel Produções em parceria com a ONG Desafios e patrocinada pelo município por meio da Lei de Patrocínio, a parada contará com trios elétricos, incluindo um que, pela primeira vez, participará da Procissão das Criaturas. O encerramento ficará por conta do Pagode do Sebah. O evento, originalmente programado para junho, em comemoração ao mês do orgulho LGBTI+ mundial, foi adiado devido ao desastre climático que afetou o estado.
Além da parada, a 3ª Feira da Diversidade, organizada pela Prefeitura Municipal por meio do Departamento de Diversidade, oferecerá um espaço para a troca de experiências, produtos e serviços. A feira busca fomentar a economia criativa e reforçar a inclusão e o fortalecimento da comunidade. Já estão confirmados 20 expositores de diversas áreas, incluindo o setor de turismo, com destaque para o segundo ano consecutivo do Espaço LGBT do Festuris Gramado.
Empresas de vinhos e espumantes com rótulos LGBT, lingeries, agências de turismo, ateliês de costura, artesanato, serviços, cultura e lazer compõem os estandes. Em 2023, a feira gerou cerca de R$ 20 mil em negócios, e ainda há espaços disponíveis para interessados em participar.
Notícias relacionadas
Historiador e museólogo apela pela preservação do patrimônio em Taquari
Com a demolição de mais um prédio histórico, André Vanderlei da Silva busca apoio com ações concretas, como lei que proteja o inventário
Lyall Construtora e Incorporadora: peça-chave na reconstrução do Vale do Taquari
Empresa foi a responsável pela construção da ponte que liga Lajeado a Arroio do Meio
Consciência Negra e o mercado de trabalho motivam palestra
Vera-cruzense radicado em São Paulo conversa com estudantes e comunidade em geral na próxima semana, em alusão ao Dia da Consciência Negra
Concurso público de Vera Cruz tem 2.378 inscritos
Provas serão realizadas na tarde do dia 14 de dezembro e ao longo do dia 15