Retomada da Festa da Alegria acontece com uma programação voltada à terceira idade com caminhada de integração, oficinas e muita festa
A quinta-feira (17) amanheceu iluminada pelo sol e com calor para a retomada da 39ª Oktoberfest, em Santa Cruz, com o dia dedicado à Maturidade Ativa. É o dia que a terceira idade, os visitantes com mais de 55 anos, têm entrada gratuita na Festa da Alegria. Costuma ser um dia de muita diversão nos bailes e muita movimentação entre os expositores.
A agenda nesta quinta-feira inicia com uma caminhada festiva, com concentração às 9h30min em frente à Catedral São João Batista. Os grupos seguirão até o Parque da Oktoberfest acompanhados por uma bandinha típica, em uma celebração de cultura e diversão. O parque abrirá às 10 horas. A data, organizada em parceria com o Sesc, oferecerá oficinas de gastronomia, apresentações culturais e muita música.
No Espaço Arauto, atrações também estão garantidas. Das 10 horas às 12h30min sobe ao palco o Grupo Simpatia. A partir das 13 horas, até às 16 horas, serão os Meninos do Astral. Das 19 às 21 horas se apresenta a Banda Destinus e para fechar a noite, das 21h30min às 23h30min, a Banda 10 anima o público.
Apesar da concentração dos grupos iniciar somente 9h30min, já tinha gente à espera da festa por volta das 7 horas em frente ao Parque da Oktoberfest. Foi só atravessar a ponte para a caravana do grupo vera-cruzense Alegria Não Tem Idade, coordenado por Leci Kobs, chegar, todo animado.
Ela conta que os integrantes se prepararam ao longo de todo o ano para o dia da Melhor Idade na Oktoberfest. “Esse dia está lindo, então venham participar. Não deixem de vir, porque o dia foi preparado para a Melhor Idade“, convida.
Para Tânia Silva, a programação especial é uma forma de ofertar integração e alegria aos idosos, além de proporcionar um momento com programação pensada, exclusivamente, para os grupos da melhor idade. “A gente vai comemorar um dia que é para nós. E depois vai participar com toda a alegria da festa aqui no Parque da Oktoberfest“, revela.
Integrante do Alegria não tem idade há dois anos, Leonilda de Assis explica que as coreografias apresentadas são planejadas e repassadas por um professor. A partir disso, o grupo se apresenta em eventos no município de Vera Cruz e também em todo o Rio Grande do Sul.
“Nós ensaiamos o ano inteiro, fazemos várias coreografias e nos apresentamos estado afora. Levamos o nome de Vera Cruz e da cultura alemã para municípios que não conhecem“, salienta o professor Fabrício Schaefer. Ainda, com relação ao dia da Maturidade Ativa na Festa da Alegria, ele reforça que é um momento para sair de casa, se divertir, confraternizar e mostrar as coreografias.