Encontro ocorre na tarde desta sexta-feira, dia 18, na sala 101 da Unisc. A Assembleia é aberta à comunidade em geral
Com a finalidade de desencadear formalmente o processo da Consulta Popular no Vale do Rio Pardo, acontece na tarde desta sexta-feira (18), às 14h, na sala 101 da Unisc campus de Santa Cruz do Sul, a Assembleia Inicial Pública Regional.
Essa é uma etapa importante em que a equipe do Departamento de Articulação Regional e Participação (DARP) do Governo do Estado estará apresentando a metodologia e o passo a passo do processo deste ano. A Assembleia é aberta à comunidade em geral, lideranças, representantes de instituições e sociedade civil organizada.
Serão realizadas definições como a constituição da Comissão Regional para auxiliar na execução das atividades da Consulta Popular; a quantidade de propostas da cédula de votação e o número de propostas eleitas; o limite de categorias (áreas temáticas) da cédula e a opção pela realização de assembleias municipais, regionais e/ou microrregionais, com as respectivas datas, serão deliberadas amanhã à tarde. A data também marca o prazo final para o cadastro de propostas na plataforma digital, via portal, podendo ser lançadas ideias até às 23h59min do dia 18.
Qualquer pessoa que tenha cadastro no e-gov pode registrar uma proposta ou ideia com o intuito de contribuir com o desenvolvimento da região. As mesmas tem o objeto apontar as prioridades de programas finalísticos que receberão recursos discriminados no Orçamento do Estado. Para apresentar sua sugestão, o cidadão terá que selecionar umas das áreas temáticas disponíveis, além de informar o município ou a região desejada.
As propostas podem ser apresentadas nas seguintes áreas temáticas: agricultura, turismo, justiça e direitos humanos, meio ambiente, cultura, desenvolvimento rural, transportes, esporte e lazer, desenvolvimento econômico, inovação, ciência e tecnologia, trabalho e desenvolvimento profissional, desenvolvimento social, habitação e desenvolvimento urbano.
Reconstrução
A Consulta Popular 2024/2025 oferece uma oportunidade única para que os cidadãos participem ativamente da reconstrução do Rio Grande do Sul após os eventos climáticos que impactaram o Estado e 2023 e 2024. Esta edição permitirá que a população apresente propostas voltadas para enfrentar as consequências sociais, econômicas e ambientais desses desastres.
Além da temática da Reconstrução RS, outras propostas podem ser enviadas para atender às prioridades de cada região. A metodologia deste ano da Consulta Popular busca garantir que a reconstrução do Estado não seja apenas focada no reparo dos danos causados, mas também promova um desenvolvimento mais seguro e sustentável para o futuro. Ao envolver a população na criação e escolha das propostas, a Consulta Popular se torna uma ferramenta essencial para enfrentar os desafios impostos pelos desastres climáticos e construir um Rio Grande do Sul mais forte e preparado.
Notícias relacionadas
Encantos de Natal chega ao Lisaruth Open Mall em dezembro
Programação natalina promete encantar os visitantes na Avenida Léo Kraether, nº 41, no Bairro Country
Abastecimento de água deve ser retomado durante a noite em Rio Pardo
Corsan está substituindo componentes elétricos que apresentaram falha na estação de bombeamento da Rua Francisco Alves
Vestibular de Verão da Unisc reúne estudantes de 12 estados brasileiros
Os cursos mais procurados foram Medicina, Medicina Veterinária, Direito, Psicologia e Biomedicina
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões
Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília