Encontro ocorre na tarde desta sexta-feira, dia 18, na sala 101 da Unisc. A Assembleia é aberta à comunidade em geral
Com a finalidade de desencadear formalmente o processo da Consulta Popular no Vale do Rio Pardo, acontece na tarde desta sexta-feira (18), às 14h, na sala 101 da Unisc campus de Santa Cruz do Sul, a Assembleia Inicial Pública Regional.
Essa é uma etapa importante em que a equipe do Departamento de Articulação Regional e Participação (DARP) do Governo do Estado estará apresentando a metodologia e o passo a passo do processo deste ano. A Assembleia é aberta à comunidade em geral, lideranças, representantes de instituições e sociedade civil organizada.
Serão realizadas definições como a constituição da Comissão Regional para auxiliar na execução das atividades da Consulta Popular; a quantidade de propostas da cédula de votação e o número de propostas eleitas; o limite de categorias (áreas temáticas) da cédula e a opção pela realização de assembleias municipais, regionais e/ou microrregionais, com as respectivas datas, serão deliberadas amanhã à tarde. A data também marca o prazo final para o cadastro de propostas na plataforma digital, via portal, podendo ser lançadas ideias até às 23h59min do dia 18.
Qualquer pessoa que tenha cadastro no e-gov pode registrar uma proposta ou ideia com o intuito de contribuir com o desenvolvimento da região. As mesmas tem o objeto apontar as prioridades de programas finalísticos que receberão recursos discriminados no Orçamento do Estado. Para apresentar sua sugestão, o cidadão terá que selecionar umas das áreas temáticas disponíveis, além de informar o município ou a região desejada.
As propostas podem ser apresentadas nas seguintes áreas temáticas: agricultura, turismo, justiça e direitos humanos, meio ambiente, cultura, desenvolvimento rural, transportes, esporte e lazer, desenvolvimento econômico, inovação, ciência e tecnologia, trabalho e desenvolvimento profissional, desenvolvimento social, habitação e desenvolvimento urbano.
Reconstrução
A Consulta Popular 2024/2025 oferece uma oportunidade única para que os cidadãos participem ativamente da reconstrução do Rio Grande do Sul após os eventos climáticos que impactaram o Estado e 2023 e 2024. Esta edição permitirá que a população apresente propostas voltadas para enfrentar as consequências sociais, econômicas e ambientais desses desastres.
Além da temática da Reconstrução RS, outras propostas podem ser enviadas para atender às prioridades de cada região. A metodologia deste ano da Consulta Popular busca garantir que a reconstrução do Estado não seja apenas focada no reparo dos danos causados, mas também promova um desenvolvimento mais seguro e sustentável para o futuro. Ao envolver a população na criação e escolha das propostas, a Consulta Popular se torna uma ferramenta essencial para enfrentar os desafios impostos pelos desastres climáticos e construir um Rio Grande do Sul mais forte e preparado.
Notícias relacionadas

ARAUTO REPÓRTER UNISC 8 de Abril de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Vacinação contra a gripe tem baixa procura em Santa Cruz. ➡️ Reunião-Almoço da AJESC reúne jovens empreendedores para palestra com Maiquel Thessing. ➡️ Santa Cruz deve lançar programa de renegociação de dívidas…

Rompimento de rede interrompe abastecimento de água no Bairro Higienópolis
Fornecimento deve ser restabelecido ao longo da tarde desta terça-feira

Alta procura esgota vacina da gripe em alguns postos de Santa Cruz
Secretaria orienta moradores a ligarem antes de irem às unidades; novo lote chega na quinta-feira

Direto ao Ponto – Daiton Mergen, Secretário de Esportes e Lazer de SCS, e Cândida Severo, Professora
1ª etapa das Olimpíadas Maturidade no Parque.