Tempo será dedicado a atender ao público de pessoas neurodivergentes, cegas e com baixa visão
Esta quinta-feira (19) será um momento especial para os visitantes da 38ª Oktoberfest. O Dia de Oktober Inclusiva será realizado das 16h às 17h, com o objetivo de celebrar a diversidade e promover a inclusão na Festa da Alegria.
O tempo será dedicado a atender ao público de pessoas neurodivergentes, com Espectro Autista, cegas e com baixa visão, e a todos que são sensíveis a sons e ruídos altos. A iniciativa visa criar um ambiente acolhedor e inclusivo para todos, onde se sintam respeitados e valorizados.
Segundo a secretária de desenvolvimento social, Roberta Pereira, este é um passo a mais que a festa dá em relação à inclusão. Durante o período, não haverá música e rádio. O parque de diversões funcionará sem som, para que a questão sonora não atrapalhe a interação nesses ambientes.
“Todos vão poder aproveitar a festa dessa forma. É um passo a mais que a festa dá em relação à inclusão, de pensar nessas pessoas, para que possam ter esse momento. Nós fizemos também um treinamento com o parque de diversões, em relação ao atendimento de pessoas com deficiência. Temos dentro do parque a Casa do Desenvolvimento Social, onde temos as coordenadorias e abafadores para, se necessário, alguma família com autistas ou alguma outra deficiência precise colocar os abafadores para dar uma diminuída nesse impacto sonoro. Então, a gente tem feito várias ações em conjunto com a festa para tornar a Oktoberfest cada vez mais inclusiva”, destacou.
Leia também: Matrículas para vagas em Emeis encerram nesta quinta
Notícias relacionadas
Corede/VRP realiza assembleias da Consulta Popular na próxima semana
Assembleia Regional Ampliada para os 23 municípios está agendada para quinta-feira (14), na sala 101 da Unisc
Arauto News recebe homenagem do Rotary Club Santa Cruz do Sul
Emissora caçula do Grupo Arauto recebeu o reconhecimento durante o Baile da Comenda Rotária
Brasil apresenta compromissos para eliminar violência contra criança
Ações preveem reforço da segurança escolar e combate à discriminação
Roda de conversa marca comemoração ao Dia da Consciência Negra
Tema será “Reflexões sobre o Olhar Brasileiro para a Cultura Religiosa Afro-Brasileira e a Luta Contra o Racismo”