Feed de Negócios

  • Por
    Maiquel Thessing
  • Feed de Negócios

    Prédios históricos no Estado são revitalizados pela Rede São João

    Publicado em: 17 de setembro de 2024 às 13:28
    SÃO JOÃO RESTAURA PRÉDIOS HISTÓRICOS E TRANSFORMA EM FARMÁCIA | DIVULGAÇÃO
    compartilhe essa matéria

    Nas edificações são preservadas a arquitetura interna, externa e o local transformado em farmácia. Exemplo disso está na cidade de Rio Pardo

    As Farmácias São João têm revitalizado edifícios históricos, preservando arquitetura interna e externa e transformando-os em farmácias. Preservar a história de um lugar é estar em sintonia com todo o universo que o envolve. Quando se cuida da cultura local, amplia-se o raio de ação na comunidade, especialmente quando a iniciativa parte do setor privado, defende a empresa.

    Entre os locais em que a rede de farmácias tem feito esse trabalho de preservação arquitetônica estão Santo Ângelo, Rio Pardo e Garibaldi.

    Na cidade de Rio Pardo, a Rede São João revitalizou o sobrado João Pereira Monteiro (antiga Ferragens Cruzeiro), localizado na Rua General Andrade Neves, 520 – Esquina com a Dr. João Pessoa.  

    O casarão construído em meados do século XIX teve a fachada preservada, respeitando as medidas máximas para colocação de comunicação visual, além de reforma interna do forro e do piso. O sobrado foi a residência da família Sacarello. Por mais de 50 anos a loja ficou com o nome de Paula Ribas. Posteriormente o imóvel pertenceu à família Cruzeiro e teve ao longo da sua trajetória várias formas de ocupação.

    O segundo pavimento deste sobrado foi utilizado por muito tempo como residência de família e a parte térrea como ponto comercial com papelaria, venda de alimentos, escritórios e pequenas lojas de vestuário. O local foi de grande movimento na cidade e durante muitas décadas, contou com o Bazar Cruzeiro no andar térreo da construção.

    O casarão foi residência também de João Pereira Monteiro, provedor-mor da Irmandade dos Passos (conhecida como Irmandade de Caridade do Senhor Bom Jesus dos Passos, fundada em 3 de maio de 1803 por um grupo de moradores de Rio Pardo com o principal objetivo de fazer a caridade).

    Valor Arquitetônico

    O sobrado apresenta características importantes para o centro histórico de Rio Pardo, como platibanda com elementos vazados e taças nas duas fachadas junto as ruas, balcões com gradil de ferro, frisos e aberturas com molduras com saliência na parte superior e inferior. Há ainda um destaque na fachada da porta de acesso ao segundo pavimento. Este prédio antigamente possuía a parte superior como residência e foi readequado para o comércio.

    A edificação possui uma arquitetura colonial típica de Portugal e na segunda metade do século XIX ganhou roupagem neoclássica sob as influências da época. Abrigou também membros da corte real durante a passagem de Dom Pedro II e a Princesa Isabel pela região.

    O imóvel destaca a edificação como seu valor histórico, cultural, de expressiva tradição para a Cidade de Rio Pardo e está incluso no inventário do patrimônio cultural do Estado. Atualmente, o sobrado pertence à Rede de Farmácias São João.