André Pinto lamentou episódio envolvendo candidatos Datena e Marçal e refletiu sobre a sociedade do espetáculo
Teve repercussão nacional a cadeirada protagonizada por José Luiz Datena em Pablo Marçal (PRTB) durante o debate com os candidatos à Prefeitura de São Paulo, neste domingo (15). Em entrevista nesta terça-feira (17) à Arauto News, o juiz eleitoral André Pinto, que responde pela 162ª Zona Eleitoral, lamentou episódio de São Paulo, mas disse que ele não é restrito ao Brasil, existem situações equivalentes em outros palcos. “É preocupante, desafiador, não apenas lamentável. A política deve ser exercida com muita seriedade, são espaços de enorme relevância e responsabilidade. A política não é um circo, um picadeiro. Ela tem a função de transformar realidades”, resumiu.
Esse fato ocorrido num debate eleitoral em São Paulo, aponta o Juiz, “é mais um desdobramento da nossa sociedade do espetáculo, do imediatismo, o que vale é a monetização, o corte para engajamento, o que envolve a lacração”. Para André Pinto, é preciso que as pessoas exerçam a política com seriedade, como espaço de construção. Pois episódios como esse contribuem para a degradação da política, atesta. “Esse fato especificamente vai ter contornos no direito penal, com danos, lesão corporal, mas não no espectro eleitoral. O julgamento eleitoral vai ser dar no dia 6 de outubro”, salienta.
Ainda, para a sociedade que tem visto isso como espetáculo, o Juiz Eleitoral chama a atenção. “Para o entretenimento temos diversas opções e espaços, mas quando estamos tratando da política, tratamos de algo absolutamente sério, exige um patamar mínimo de decência e responsabilidade. O que as pessoas têm que ter claro é que não é uma cadeira, uma agressão, uma ofensa que vai transformar a vida delas. Têm que saber o que aqueles candidatos que se apresentam para ocupar postos para o poder Executivo e Legislativo podem contribuir para melhorar a realidade de cada um”, arremata.
A Cobertura das Eleições 2024 do Grupo Arauto tem o patrocínio de Tatiane Fortuna Bruxel, reumatologista e médica da dor, Lucas Bruxel, cardiologista, Viva Assessoria de Condomínios, Cedil Diagnóstico por Imagem, New Cars, Cuppini Autopeças e Serviços, Cosner Soluções em Infraestrutura de TI, Agro Fumigações, Sayonara Tur, Funerária Caminho da Paz e Lisaruth Open Mall.
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão