Geral

Jovens devem fazer revisão vacinal

Publicado em: 17 de agosto de 2017 às 09:40 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 15:27
  • Por
    Jaqueline Gomes
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa Prefeitura de Vera Cruz
  • Foto Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Crianças e adolescentes de 10 a 19 anos devem atualizar caderneta nas unidades de saúde

    A Secretaria de Saúde de Vera Cruz adere a uma campanha do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. Trata-se de uma ação de sensibilização de adolescentes, dos dez aos 19 anos, para que procurem os postos de saúde e revisem a situação vacinal. A atualização ocorre de segunda à sexta-feira da próxima semana. A Secretaria de Educação de Vera Cruz é parceira na mobilização dos estudantes, que recebem orientações sobre as vacinas disponíveis, além de uma carta direcionada aos pais. 

    Os adolescentes devem procurar as salas de vacina presentes nas Estratégias de Saúde da Família do Bairro Arco-Íris e de Vila Progresso, no Espaço Mamãe Criança ou na Unidade Básica de Saúde de Linha Henrique D'Ávila. É importante levar junto a carteira de vacina e/ou a caderneta do adolescente, bem como o Cartão SUS.

    REABERTURA

    A secretaria aproveita a Semana de Vacinação do Adolescente para reabrir a Sala de Vacinas do Posto de Saúde de Linha Henrique D'Ávila. Após readequação da estrutura física e aquisição de equipamento de refrigeração, a sala de vacina retoma as atividades a partir de segunda-feira (21). A reabertura facilita o acesso de crianças, adolescentes e adultos moradores das localidades próximas.

    O atendimento ocorrerá sempre de segunda à sexta-feira. A vacina da febre amarela, no entanto, fica disponível somente nas segundas-feiras e a tríplice viral apenas nas quintas-feiras. O motivo é a validade do medicamento depois de aberto, uma vez que os frascos são multidoses. A vacina BCG, para recém-nascidos, continua disponível somente no Espaço Mamãe Criança nas quartas-feiras das 9h às 15h. Para se vacinar é necessário apresentar o cartão SUS e a carteira de vacinas.