Entrevistada da semana é a ginecologista e obstetra Ana Selma Bertelli Picoloto
A pandemia mudou rotinas e tem exigido cuidados importantes com a saúde. Para as gestantes, essa atenção precisa ser ainda maior, pensando também nos bebês. Dessa forma, a convidada do Arauto Saúde desta semana, médica ginecologista e obstetra Ana Selma Bertelli Picoloto, alerta às futuras mamães sobre a importância de manter o pré-natal e de dar à luz em um ambiente seguro. Já para aquelas que pensam em engravidar, Ana, que é presidente da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Rio Grande do Sul (Sogirgs), tem uma dica importante: “ainda não sabemos se o coronavírus afeta o desenvolvimento do feto, se causa algum tipo de má formação ou dano ao bebê. Por isso, se você está tentando engravidar, mas pode esperar por esse momento, faça isso. É mais seguro para você e para seu bebê”, aconselha.
Segundo a profissional, há algumas evidências de que o bebê pode ser infectado pelo coronavírus no útero da mãe. Assim, frisa a importância das grávidas lavarem as mãos constantemente, utilizarem álcool em gel e máscara, tendo o cuidado na hora de manuseá-la. Outra recomendação é para que não deixem de frequentar as consultas de pré-natal, a menos que o médico tenha orientado a não ir, em caso de estar com sintomas, por exemplo. “Grávidas que não têm sintomas ou não estão gripadas devem continuar seu pré-natal, ir às consultas e realizar os exames, pois eles diagnosticam doenças que são possíveis de tratar, sem causar danos ao bebê”, acrescenta.
E para as mulheres que estão próximas de realizar o parto, a doutora pede que não pensem em dar a luz fora dos hospitais por medo de se contaminar com o coronavírus. “O parto fora do hospital é muito inseguro, pode deixar sequelas ou causar a morte do bebê. As maternidades estão preparadas e adotando as medidas necessárias para evitar a contaminação. Não pense em arriscar esse momento tão bonito e esse amor tão grande que a mãe tem pelo bebê por motivos como esse. Tenho certeza que fazendo tudo da maneira correta, as mamães vão poder segurar seus bebês no colo com muita alegria”, completa.