Cerca de 40 servidores municipais de Santa Cruz do Sul estarão em atuação no Bairro Várzea neste sábado (18), nos turnos da manhã e da tarde, em uma força-tarefa para orientar a população afetada pela enchente visando à prevenção de influenza, dengue e leptospirose.
Conforme o secretário municipal da Saúde, Fabiano Dupont, um ônibus estará em frente à Escola Municipal Guido Herberts para imunização contra a influenza em todos os públicos, das 8h às 17h. A orientação é de que a vacina não seja aplicada em pessoas que estejam em situação febril, mas sintomas leves de resfriado, como tosse, coriza e mal-estar, não impedem a vacinação.
“A influenza é uma doença respiratória que pode ter consequências sérias, especialmente para os grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas. Por isso, queremos reforçar a importância de todos se vacinarem, para prevenir complicações decorrentes da gripe e garantir que se mantenham saudáveis para enfrentar este momento difícil”, detalha o secretário Fabiano.
Na quinta-feira (16), a vacina da influenza já começou a ser aplicada em vítimas da enchente que estão acolhidas no Parque da Oktoberfest.
Agentes de combate a endemias e também agentes comunitários de saúde percorrerão aproximadamente 1,2 mil imóveis distribuídos em 39 quarteirões (conforme área demarcada no mapa anexo), em uma busca minuciosa para extermínio de criadouros do mosquito da dengue e orientações às famílias sobre como proceder neste momento, pós-enchente, para evitar a proliferação do Aedes aegypti.
Além disso, será feita aplicação de larvicida biológico com costais automatizados em diversos pontos estratégicos e bueiros, onde também haverá aplicação de baraticidas.
A coordenadora do Setor de Vigilância e Ações em Saúde, Francine Braga, afirma que as equipes ainda irão orientar a população sobre como proceder em caso de suspeita de leptospirose, além de repassar instruções para a correta lavagem e armazenamento de alimentos a fim de que não haja proliferação de ratos.
Este trabalho foi um pedido especial da prefeita Helena Hermany. “Para os próximos períodos, também estão previstas intervenções deste tipo em outros bairros, mas o foco agora é dar atenção especial aos moradores das áreas atingidas pela enxurrada, que estão mais expostos aos problemas de saúde”, explica Helena.
Vacina da influenza está disponível para todos os públicos nas unidades de saúde
Em Santa Cruz do Sul, todas as unidades de saúde têm à disposição a vacina da influenza para aplicação em toda a população acima de seis meses de idade. Além disso, a imunização está disponível nos postos que atendem em regime de plantão noturno – UBS Central/Clementina Martini e ESF Linha Santa Cruz – nos seguinte horários de funcionamento:
- UBS Central – Clementina Martini
– de segunda a sexta-feira, das 18h às 24h
– sábados, das 8h às 18h - ESF Linha Santa Cruz
– de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h
Notícias relacionadas
Candelária, Sinimbu, Vale do Sol e outras cidades; conheça os vereadores do Vale do Rio Pardo
Eleição neste domingo definiu a relação de legisladores pelos próximos quatro anos
Saiba quem são os eleitos na região Centro-Serra
Cidades como Sobradinho e Arroio do Tigre estão contempladas
Lajeado, Estrela e Encantado; confira os prefeitos eleitos no Vale do Taquari
Região é a segunda mais produtiva do estado e abrange 40 municípios
Conheça todos os prefeitos eleitos no Vale do Rio Pardo
Região abrange cidades como Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Vera Cruz