Cobertura Especial

Rio Grande do Sul disponibiliza plataforma que conecta abrigos e doadores

Publicado em: 17 de maio de 2024 às 07:45
  • Por
    Assessoria de Imprensa
  • Ferramenta permitirá o atendimento das necessidades específicas de cada local cadastrado | Foto: Reprodução/Agência Brasil
    compartilhe essa matéria

    Foi disponibilizado, nessa quinta-feira (16), pelo Governo do Rio Grande do Sul, uma plataforma que conecta demandas de abrigos e de instituições que estão ajudando vítimas das enchentes à população e às empresas que queiram contribuir.

    O objetivo é disponibilizar a ferramenta para que os espaços que estão prestando o atendimento e que necessitam de doações se cadastrem e informem suas demandas. Na sequência, todos os interessados em ajudar poderão visualizar os pedidos, entrar em contato e direcionar a doação dos itens.

    Confira também: Governo do Rio Grande do Sul prorroga prazos de convênios e parcerias para municípios em estado de calamidade

    Um dos diferenciais é a assertividade. “Esse sistema trará muita agilidade e acerto nas doações encaminhadas pela população gaúcha. Acreditamos que estabelecer esse fluxo é muito importante para que os itens certos cheguem aos locais com aquela demanda específica. A população gaúcha já está dando um show de solidariedade, o que nos enche de orgulho, e essa ferramenta pretende facilitar o processo”, comenta a titular da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), Simone Stülp.

    O propósito da plataforma é ser um espaço no qual os abrigos, organizações não governamentais e instituições possam se cadastrar e indicar os itens que precisam, como água, fraldas, produtos de limpeza, roupas e cobertores, por exemplo. Haverá uma checagem prévia sobre a instituição, garantindo que ela esteja atuando em prol das vítimas das enchentes.

    Leia mais: Solicitação do saque calamidade do FGTS deve ser feito diretamente pelo aplicativo

    Uma vez que as informações estiverem no ar, os interessados em doar poderão visualizar as demandas e escolher a solicitação que querem atender. Assim que a demanda for suprida, as instituições deverão atualizar o site, evitando a sobreposição de doações. Os próprios abrigos poderão fazer troca de doações entre si.