Em entrevista à Arauto News, secretário Leonal Garibaldi fez um balanço dos primeiros 100 dias de gestão
Nos primeiros 100 dias da atual gestão em Santa Cruz do Sul, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação tem atuado para reestruturar a pasta e ampliar o diálogo com entidades e o setor empresarial. Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o secretário Leonel Garibaldi destacou que encontrou a estrutura administrativa em situação de abandono e que as ações iniciais foram focadas em restabelecer o funcionamento dos processos internos e construir um plano de atuação.
Um dos principais objetivos, segundo Garibaldi, é promover a diversificação da economia local, historicamente concentrada na indústria fumageira. Para isso, a prefeitura tem fortalecido a aplicação da Lei de Incentivos, que oferece benefícios como subsídio de aluguel, apoio à infraestrutura, isenção de TBI e descontos de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) para empresas que desejam se instalar ou ampliar seus negócios na cidade.
“Santa Cruz nunca dependeu de um plano de desenvolvimento econômico, muito em função de termos a indústria fumageira, que tem toda essa força econômica da cidade e, sim, se volta para a administração pública em função da alta arrecadação que esta indústria promove. Entretanto, uma das maiores preocupações que nós temos é não depender exclusivamente desse setor. Por isso, começamos a estabelecer o nosso plano de atuação aqui na nossa cidade, pensando, sim, na diversificação econômica do município”, explicou.
Ainda, ele apontou que outro foco da pasta tem sido a aproximação com entidades representativas do setor produtivo. O secretário ressaltou a necessidade de reduzir a distância entre o poder público e as entidades.“Eu percebo que existe uma distância grande, que talvez esse é o maior fator a ser enfrentado neste momento, de ter uma aproximação com essas associações, para que nós tenhamos a facilidade da identificação dos problemas que eles passam no dia-a-dia do seu trabalho e entendermos de que forma nós, como administração pública, podemos contribuir para que ele se desenvolva da melhor forma possível”, concluiu.
Ouça a entrevista completa:
Notícias relacionadas

Pantano Grande investe em usina fotovoltaica e prevê economia mensal de R$ 100 mil
Objetivo é gerar economia na conta de luz dos prédios públicos e reinvestir os recursos em outras áreas

Dificuldades financeiras e preços altos afetam a Páscoa de 38% dos brasileiros
Despesas essenciais são a prioridade para 26% dos entrevistados em 2025

Santa Cruz projeta criação do Distrito Industrial 3 para atrair novas empresas
Área de 19 hectares fica localizada nos fundos do Autódromo Internacional

Prefeitura cria programa de renegociação de dívidas em Santa Cruz; veja descontos e prazos
Adesão ao programa deve ser formalizada junto à Secretaria Municipal de Fazenda