Covid 19

Coronavírus: saiba a diferença entre teste rápido e exame PCR

Publicado em: 17 de abril de 2020 às 12:13 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 08:39
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Portal Arauto e Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Testes são realizados caso a pessoa apresente algum sintoma da doença

    A preocupação com a pandemia do novo coronavírus segue intensa em todo o país. Secretarias de Saúde têm realizado uma série de ações como forma de auxiliar a população e evitar a propagação do vírus. Caso alguém apresente algum sintoma da Covid-19 são realizados testes. Confira a seguir a diferente entre cada um deles:

    Teste rápido: de fácil execução, utiliza uma amostra de sangue (uma gota) da ponta do dedo, que será analisada pelo aparelho de testes em aproximadamente 15 minutos. O período ideal para coleta pode variar de acordo com a marca do teste. A execução e a leitura do resultado devem ser feitas por profissionais da Saúde e conforme orientações do fabricante. O teste pode indicar se a pessoa já entrou em contato com o vírus em algum momento. 

    PCR: a amostra da secreção nasofaríngea deve ser feita até o 10º dia dos sintomas, preferencialmente entre o 3º e o 5º. Em Santa Cruz, são os exames realizados pelo Lacen e que também passarão a ser feitos pela Unversidade de Santa Cruz do Sul. Mostram se há ou não presença do vírus no material coletado.

    LEIA TAMBÉM: Santa Cruz confirma três casos de coronavírus pela rede privada