Geral

Na terceira idade, ação e energia não faltam

Publicado em: 17 de março de 2017 às 17:48 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 13:11
  • Por
    Luciana Mandler
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Arquivo Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Em Vera Cruz, há um leque de atrativos. Calendário mensal é de muito lazer e entretenimento

    Quem acredita que na melhor idade, ou seja, depois dos 60 anos, a vida começa a ganhar ritmo mais lento se engana. Não é porque os anos vão passando que não se pode aproveitar. E é pensando em ocupar o corpo e a mente, assim como o tempo dos idosos, que a Prefeitura Municipal de Vera Cruz oferece um leque de atividades para a terceira idade.

    Além de oficinas e encontros, os idosos vera-cruzenses têm a oportunidade de participar de excursões, assim como de outras ações. Nesta semana, cerca de 100 idosos tiveram o merecido descanso. O grupo fez uma excursão para Capão da Canoa. Eles aproveitaram o litoral gaúcho de segunda até quinta-feira. A viagem ocorreu após o início das atividades da Associação Alegria de Viver.  

    OFICINAS
    No Centro de Convivências, localizado nos fundos da sede da Emater, opções não faltam para se divertir e passar o tempo ao longo da semana, em ações realizadas pelo município em parceria com a Associação Alegria de Viver. De segunda a quinta-feira, durante a tarde, a melhor idade conta com oficinas variadas. Neste ano, as ações retornaram desde janeiro.

    Conforme a coordenadora da Secretaria de Desenvolvimento Social, Gabriela Ferreira, todas as segundas-feiras, a partir das 13h30min até as 16h30min, acontece no espaço oficina de canto. Nas terças-feiras, é a vez do artesanato, com trabalhos manuais. Já as quartas e quintas-feiras são destinadas para a jogatina, com bingo na quarta e jogos gerais na quinta. No momento, não há oficina na sexta-feira, mas a Secretaria está em busca para implementar outras atividades, a fim de proporcionar nova oficina e renovar atividades. 

    Para aqueles que gostam de se movimentar um pouco mais, o Município, em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), oferece aulas de hidroginástica. O retorno deve acontecer em breve. São duas turmas com aproximadamente 30 mulheres, que frequentam o espaço uma vez por semana. 

    CRAS
    O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) também oferece atividades para a maturidade ativa que pertence aos bairros São Francisco, Boa Vista, Cipriano de Oliveira e São Francisco. Nas segundas, terças e quartas-feiras à tarde,  ocorrem oficinas fixas de artesanato, a partir das 13h30min. Participam, em média, 15 pessoas. Toda última quarta-feira do mês ocorre um encontro maior, em que acontecem atividades diversas e temáticas, abordando assuntos de saúde, qualidade de vida, direitos sociais, etc.
     

    Confira a matéria completa na edição impressa deste sábado do Jornal Arauto.