Atividades tiveram início no dia 10 de fevereiro e devem seguir pelas próximas semanas

Foto: AI/Vereador Elígio Weschenfelder
Criada neste ano, a Frente Parlamentar em Defesa da Agroindústria iniciou as visitas aos empreendimentos de Venâncio Aires. O objetivo é conhecer e entender a realidade de cada agroindústria e, a partir disso, buscar auxiliar nas questões envolvendo, especialmente, a Vigilância Sanitária.
A primeira agroindústria visitada foi o Embutidos Coloniais Tangerinas, de Linha Tangerinas, no interior de Venâncio Aires. O empreendimento de Ademir da Silva, o Zica, iniciou as atividades em 2008. Conforme o presidente da Frente Parlamentar, o vereador Elígio Weschenfelder (PSB), o grupo escolheu iniciar as visitas por essa agroindústria por já conhecer a trajetória familiar. “A gente escolheu ele, porque a gente tem acompanhado a trajetória de muitos anos, de muito trabalho, e que vem crescendo com muita dificuldade. Qual a dificuldade? A gente tem relatos da fiscalização, da Vigilância Sanitária, que tem sido muito rígida, principalmente para ele e para outras tantas agroindústrias”, relata Muchila.
Para ele, o trabalho incisivo de vigilância tem inviabilizado e feito com que muitas agroindústrias decidam encerrar suas atividades em Venâncio Aires. “Em um passado recente em Venâncio, mais de 40 agroindústrias existiam, hoje temos apenas 22”, pondera. Diante deste cenário, a Frente Parlamentar irá visitar todos os empreendimentos para conversar in loco com os proprietários e conseguir mapear as demandas e necessidades. “Queremos conhecer a realidade, as angústias, os anseios, o que está incomodando esses trabalhadores, o que está inviabilizando o crescimento”, afirma o presidente do grupo.
Além das visitas às agroindústrias, que ocorrerão semanalmente, sempre às segundas-feiras, a Frente Parlamentar planeja reuniões com a Vigilância Sanitária do município e com os profissionais do sistema de fiscalização do Governo do Estado. Uma audiência pública para debater o tema com todas as partes envolvidas também deverá ser realizada. “Sabemos da importância da vigilância sanitária, mas também conhecemos o lado das agroindústrias. Precisamos ser mediadores, fazer a diferença”, salienta.
O grupo é formado por dez parlamentares: presidente Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB); vice-presidente Ezequiel Stahl (PL); e os membros Alberto Sausen (Podemos); Alessandra Ludwig (PDT); Claidir Kerkhoff Trindade (União Brasil); Éverton Dias (PDT); Diego Wolschick (Progressistas); Gilberto dos Santos (MDB); Jeferson Schwingel, o GP (Progressistas); e Sandra Silberschlag (Progressistas).
Notícias relacionadas

Administração de Santa Cruz apresenta relatório dos primeiros 100 dias de gestão
Com dificuldades orçamentárias, as secretarias detalharam o trabalho realizado e projetos futuros

Presidente do Legislativo defende reabertura do banco de sangue em Santa Cruz
Atualmente não existe local para que as pessoas da cidade possam realizar a doação

Após audiência pública, deputada solicita criação de Delegacia de Combate à Intolerância em Santa Cruz
Em 2 de abril, Luciana Genro esteve no município e recebeu denúncias de crimes motivados por intolerância religiosa na região

Câmara aprova requerimento para seminário sobre Porto Seco em Santa Cruz
Conforme o deputado, o objetivo é discutir as oportunidades que um Porto Seco pode trazer para a região