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Lideranças do Vale do Rio Pardo pedem providências ao Governo do Estado sobre a RSC-153

Publicado em: 17 de fevereiro de 2023 às 19:41 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 17:42
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Prefeitura de Santa Cruz
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    Pleito do grupo foi pela liberação de recursos para o prosseguimento de cuidados com a rodovia

    Lideranças do Vale do Rio Pardo estiveram em Porto Alegre na tarde da última quarta-feira (15). Elas participaram de audiência com o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella. 

    Representando a prefeita Helena Hermany, o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Santa Cruz do Sul, Valmir José dos Reis integrou a comitiva, composta por lideranças políticas da região, entre elas os prefeitos Gilson Becker (Vera Cruz) e José Marcelo Laufer (Gramado Xavier), o vice-prefeito de Barros Cassal, Roque Sidinei Pinheiro Castro, e o vereador Bruno Faller (Santa Cruz do Sul).

    Durante o encontro, intermediado pelo deputado estadual Edivilson Brum, o grupo entregou um documento assinado por lideranças políticas e empresariais e pediu providências do Governo do Estado para a manutenção e recuperação da RSC-153.

    A rodovia estadual é considerada um corredor de exportação, como parte da rota desde as regiões norte e central do Estado até o Porto de Rio Grande, na Zona Sul. O pleito do grupo foi pela liberação de recursos para o prosseguimento dos cuidados com a estrada. 

    Costella demonstrou bastante conhecimento sobre as características da rodovia e sua relevância. As lideranças do Vale do Rio Pardo voltaram bastante otimistas quanto aos encaminhamentos a serem feitos pela secretaria de estado. 

    De acordo com Reis, Costella afirmou que a RSC-153 está entre as rodovias prioritárias do Governo do Estado, garantindo que haverá recursos para a continuidade do restauro no trecho de Sinimbu a Barros Cassal, passando por Gramado Xavier. O valor a ser aplicado na estrada ainda depende de definição orçamentária.

    A RSC-153 tem importância estratégica para a economia e o agronegócio gaúchos, levando os produtos das regiões do Celeiro Gaúcho, o tabaco do Vale do Rio Pardo e a produção madeireira. A rodovia, em comparação à BR-386, gera uma economia de cerca de R$ 1,5 mil por carga, com uma diferença de 240 km a menos no percurso. 

    O titular da Sesmob enfatizou ainda a vocação turística do trecho, permeado por serras e encostas. Segundo ele, já podem ser observadas, ao longo das margens da estrada, a instalação de pousadas, postos de combustível, restaurantes e outras estruturas comerciais (pavilhões). “É uma área linda, ainda pouco explorada pela comunidade do Vale do Rio Pardo, mas que aos poucos está se preparando para receber as atividades turística e logística”, comentou.