CLIMA QUENTE

Sérgio Moraes anuncia início de estudo para possível rompimento de contrato com a Corsan

Publicado em: 17 de janeiro de 2025 às 16:53 Atualizado em: 17 de janeiro de 2025 às 17:47
  • Por
    Guilherme Bica
  • Reunião foi realizada na tarde desta sexta-feira | Foto: Clarissa Gomes
    compartilhe essa matéria

    Declaração foi dada pelo prefeito de Santa Cruz após reunião com representantes da empresa na tarde desta sexta-feira

    O prefeito de Santa Cruz do Sul Sérgio Moraes voltou a falar na possibilidade de rompimento de contrato com a Corsan. A declaração foi dada em reunião no Palacinho, na tarde desta sexta-feira (17). O encontro contou com a presença da presidente do Consórcio Aegea/ Corsan, Samanta Takimi, demais integrantes da diretoria da companhia, Ministério Público e vereadores. Por cerca de uma hora e meia, eles discutiram problemas históricos como a má qualidade da água, buracos nas ruas após consertos e falta de comunicação da concessionária.

    Após o encerramento da reunião, em entrevista à Arauto News, Sérgio Moraes se disse insatisfeito com o que foi dito pelos representantes da Corsan durante o encontro, admitindo a possibilidade de romper o contrato a partir de um levantamento que será feito por um grupo de trabalho recentemente montado. “Existe, sim, a possibilidade muito grande de rompermos o contrato e municipalizar a água, a exemplo de Vera Cruz”, disse.

    Como resposta, a presidente do consórcio Aegea/Corsan, Samanta Takimi, prometeu ajustes imediatos e maior proximidade com o município. “Vamos realizar reuniões quinzenais e acompanhar ponto a ponto as demandas da população. Nosso compromisso é prestar um serviço adequado“, disse Takimi, admitindo que a empresa desconhecia algumas das falhas apontadas durante o encontro. Ela ainda destacou que medidas para melhorar a pavimentação e um novo cronograma de obras já estão em andamento.

    Para o promotor Érico Barin, a postura do município em cobrar melhorias é positiva, mas ele alertou para a necessidade de coleta de dados que possam fundamentar uma eventual ruptura contratual. “Sugerimos um levantamento detalhado sobre os problemas, tanto pontuais quanto de planejamento, para termos elementos concretos caso seja necessário pensar em medidas mais drásticas“, explicou Barin.

    O compromisso

    Sobre as promessas de melhora no serviço, Sérgio Moraes pregou cautela. “Eles assumiram compromissos na frente de muitas pessoas, mas prometer é fácil. Vamos aguardar para ver se cumprem. Caso contrário, isso só reforça nosso estudo para a municipalização“, concluiu o prefeito, que também anunciou a criação de uma linha direta para que a população registre reclamações diretamente na Prefeitura.