Titular da pasta comentou sobre os principais desafios enfrentados nos primeiros dias de governo
O secretário de Saúde de Santa Cruz do Sul, Rodrigo Rabuske, foi entrevistado nesta sexta-feira (17) no programa Direto ao Ponto, da Arauto News. Além de destacar ações para aprimorar o sistema de saúde do município, ele comentou sobre os principais desafios enfrentados pela pasta. Empossado há pouco mais de duas semanas, Rabuske relatou um cenário mais complexo do que o esperado, mas reafirmou o compromisso de buscar soluções eficazes.
Um dos pontos discutidos foi a situação de regulação das filas de espera por cirurgias e atendimentos. Durante uma reunião no início desta semana com representantes do Governo do Rio Grande do Sul, o caso de um paciente foi levado ao conhecimento do Estado. Uma representante do Piratini, presente no ato, afirmou que o caso não era de conhecimento do Estado já que os dados do paciente não constavam no sistema. “Percebe o tamanho da bagunça? Quando nós temos o Estado dizendo que não localiza e o paciente não tem culpa disso. O nome dele consta no Gerenciamento de Internações Hospitalares (Gerint). Não queremos entrar em picuinha, precisamos buscar a soluções. A burocracia precisa ser superada. Não podemos permitir que o cidadão pague o preço por falhas de comunicação ou falta de transparência”, afirmou Rabuske.
O secretário enfatizou a necessidade de modernizar e integrar os sistemas de regulação, tomando como exemplo o modelo de Caxias do Sul, que já conta com recursos federais para essa finalidade. Segundo Rabuske, a proposta é otimizar os processos e reduzir o desgaste dos cidadãos, que muitas vezes precisam percorrer diferentes estabelecimentos em busca de atendimento.
Outro ponto abordado foi o diálogo com os servidores da Secretaria de Saúde. Rabuske revelou que a falta de atenção aos profissionais era recorrente no passado e garantiu que está empenhado em criar um ambiente de trabalho mais acolhedor e eficiente. “Eu tenho servidor que me agradecendo apenas por ouvi-los. Isso não pode ser uma exceção, tem que ser uma rotina”, declarou.
Apesar dos desafios financeiros e estruturais, Rabuske afirmou que está cercando-se de uma equipe técnica capacitada e comprometida em buscar soluções rápidas e eficazes. “Não é sobre os problemas, mas sobre como resolvê-los. Estamos focados em projetar Santa Cruz do Sul para o futuro”, concluiu.
Notícias relacionadas

Após controvérsia, Santa Cruz revê norma para presença de animais em casas geriátricas
Câmara de Vereadores, em conjunto com a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, estuda mudanças na legislação para permitir a permanência de cães e gatos nesses espaços

Nos primeiros 100 dias, Secretaria de Cultura avança na execução do plano de governo em Santa Cruz
Secretário Douglas Albers afirmou que 14 dos 15 itens apresentados na campanha já estão em andamento

Nove projetos ingressam em pauta no Legislativo
Sessão ordinária ocorrerá na próxima terça-feira (22), a partir das 16h

Administração de Pantano Grande investe em ações contra enchentes e seca nos primeiros 100 dias
Em entrevista à Arauto News, prefeito Mano Paganotto apresentou um balanço do trabalho realizado pela gestão