As inscrições ocorrem nos dias 18, 19, 20 e 23 de dezembro, das 7h30min às 11h30min e das 13 às 16h30min, na Secretaria Municipal de Educação
A Secretaria de Educação de Vera Cruz realiza levantamento de demanda e inscrições para Educação de Jovens e Adultos. Podem se cadastrar pessoas com 18 anos ou mais que nunca estudaram ou não concluíram os anos iniciais ou finais do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano).
As inscrições ocorrem nesta semana, nos dias 18, 19, 20 e 23 de dezembro, das 7h30min às 11h30min e das 13 às 16h30min, na Secretaria Municipal de Educação, na rua Jacob Doern, 87. É preciso apresentar documento original de identidade.
As inscrições não têm a função de matrícula. A oferta de vaga ocorrerá em parceria com o Núcleo Municipal de Jovens e Adultos de Santa Cruz do Sul, o Cemeja, sendo ofertado auxílio-transporte para os matriculados que necessitarem.
Segundo a secretária municipal de Educação de Vera Cruz, Micheli Rech, todo ano é aberto um edital para levantamento de demanda. “É bem importante porque a gente sabe que a gente ainda tem jovens e adultos que não conseguiram concluir o seu Ensino Fundamental e nós tínhamos o EJA no município, mas há alguns anos a gente precisou cessar as atividades aqui em função da falta de demanda. Nós tínhamos mais professores do que alunos, a gente precisava manter uma estrutura enorme aberta atendendo à noite sendo que a procura era muito pequena. E para não deixar estas pessoas desamparadas, há alguns anos a gente fez parceria com o Cemeja, que é o núcleo municipal de jovens e adultos de Santa Cruz do Sul”, explica Micheli.
Com essa parceria, a matrícula é totalmente gratuita no Cemeja e o município arca com todo o transporte dos matriculados. “Então hoje nós temos algumas pessoas frequentando à noite, dentro da necessidade dessas pessoas, alguns precisam fazer algumas disciplinas, alguns acabam precisando fazer toda a etapa. Então a pessoa faz a inscrição aqui nesse período de 18, 19, 20, 23, a gente faz a negociação lá com o Cemeja, faz o informe de tantas pessoas interessadas e aí a gente repassa sempre depois o período de matrículas para efetivar isso”, reforça.
Para quem tem o desejo de aprender, enalteceu a Secretária de Educação, é totalmente gratuito, porque a oferta do ensino fundamental é gratuita no Cemeja em função da parceria que firmada com a instituição e também o transporte escolar, de Vera Cruz para Santa Cruz e depois o retorno de Santa Cruz para Vera Cruz, custeado pela Secretaria de Educação. “Esta inscrição precisa ser feita a quem deseja retornar aos estudos, tão importante para acessar ao mercado de trabalho, que procurem a Secretaria de Educação, só trazer a identidade e saber que ano parou os estudos”, completa.
Notícias relacionadas
Famílias de baixa renda de Santa Cruz terão desconto na conta de água
Aproximadamente 10 mil pessoas cadastradas no CadÚnico estão sendo avaliadas
Divulgada relação de estudantes regulares no Enade 2024
Os inscritos que não compareceram podem regularizar sua situação para colar grau, por meio da solicitação de dispensa da prova
Histórias das Famílias – Família Enck
O imigrante Phillip Enck chegou em 1947 à localidade de Lomba Grande, onde viveu até sua morte em 1890, e destacou-se por seu comércio, importante para o desenvolvimento local.
Região teve sete mortes por dengue em 2024
Santa Cruz do Sul apresentou 3.151 casos confirmados da doença