O encontro desta terça-feira foi marcado pelo deputado federal Heitor Schuch
Nesta terça-feira (16), às 17h, será realizada em Brasília uma audiência para debater a grave situação enfrentada pelos agricultores familiares do Rio Grande do Sul, após as enchentes que devastaram diversas regiões do Estado. O encontro, marcado pelo deputado federal Heitor Schuch (PSB-RS), presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, será com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
A audiência reunirá lideranças do setor agropecuário gaúcho, entre elas Carlos Joel da Silva, presidente da Fetag-RS, Darci Hartmann, presidente do Sistema Ocergs; Nei Manica, presidente da Cotrijal e Paulo Pires, presidente da FecoAgro. O objetivo principal é apresentar ao vice-presidente um panorama dos prejuízos causados pelas enchentes, que deixaram centenas de famílias em situação de vulnerabilidade, além de comprometerem gravemente a produção agrícola e a infraestrutura rural.
O deputado Heitor Schuch enfatizou a necessidade de medidas emergenciais e estruturantes para garantir a retomada da produção e o suporte necessário às famílias atingidas, especialmente quanto ao endividamento do setor. “A agricultura familiar é a base da economia de muitas regiões do RS e está profundamente fragilizada. É urgente que o governo federal atue para minimizar os impactos e evitar o agravamento da crise social e econômica no campo”, destacou Schuch.
A reunião também visa discutir propostas concretas, como linhas de crédito emergenciais.
Notícias relacionadas
Vera Cruz vai instalar Cooperativa de Implementos Agrícolas para apoiar produtores locais
Estrutura ficará localizada na localidade de Vila Progresso
Sinditabaco se mobiliza pela regulamentação dos dispositivos eletrônicos para fumar
Esses itens são autorizados em vários países do mundo, comercializados em diversos locais e fabricados com matéria-prima que vem, inclusive, das lavouras do Rio Grande do Sul
A partir de fevereiro, nota eletrônica será obrigatória para produtores com receita superior a R$ 360 mil
A medida passa a valer para todos, independentemente do faturamento, somente em janeiro de 2026
Associação Santacruzense de Apicultores recebe caixas para captura de enxames de abelhas
Objetivo é garantir a segurança da população ao remover enxames de áreas públicas e propriedades particulares