Cultura e Entretenimento

Santa Cruz recebe circuito cultural do Sesc com programação gratuita 

Publicado em: 16 de outubro de 2024 às 08:17
  • Por
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Reprodução/Sesc
    compartilhe essa matéria

    Projeto Nossa Arte Circula RS promove diversas atividades para a comunidade

    Entre agosto e dezembro deste ano, o Sesc RS movimentará diversos municípios gaúchos, levando arte e cultura para espaços públicos com uma vasta programação que inclui música, teatro, dança, circo e literatura.

    Ao todo, são 60 trabalhos artísticos apresentados gratuitamente através do Nossa Arte Circula RS, proporcionando ao público vivências culturais diversas e acessíveis. No dia 19 de outubro, é a vez de Santa Cruz do Sul receber o evento, com uma série de atividades planejadas para toda a família.

    Entre os destaques da programação, está o espetáculo Relicário “Especial Nando Reis”, uma homenagem ao renomado compositor brasileiro Nando Reis. O show, marcado para às 18h na Praça da Cultura José Paulo Rauber Filho, no Centro, conta com 18 canções interpretadas pelos músicos Tita Sachet, Rafa Gubert e Rafael de Boni. A apresentação promete encantar o público com a harmonia das vozes e a sonoridade envolvente dos instrumentos.

    Antes disso, às 10h, o escritor e professor de literatura Guto Leite participa do “Encontro com o Autor” na Cafeteria Dona Boleira. Durante a conversa, o autor de oito livros compartilhará sua trajetória literária e musical, oferecendo ao público a oportunidade de discutir poesia e música popular. A classificação etária para essa atividade é de 14 anos.

    No mesmo dia, às 15h, a Cia Luminosa de Canoas apresenta o espetáculo teatral infantil “Mu e Malu: Dando Asas à Imaginação” no Coworking Cultural. A peça narra a história de uma amizade entre uma criança órfã e uma flamingo-vaca, destacando temas de coragem e liberdade, com classificação livre para todas as idades.

    Outra atração especial é o espetáculo “Pitocando”, voltado para bebês e crianças, que ocorre às 16h no Coworking Cultural. A apresentação traz uma combinação de música, brincadeiras e histórias que convidam o público a explorar diferentes sons e ritmos do folclore brasileiro, promovendo a participação ativa da plateia.

    Logo depois, às 16h45min, a Cia Anima Sonho traz o espetáculo de bonecos “Bonecrônicas” na Praça da Cultura José Paulo Rauber Filho. Inspirado por piadas de circo, histórias em quadrinhos e conversas com mestres do teatro de bonecos, o espetáculo usa humor e crítica social para alcançar todos os públicos.

    O Coworking Cultural recebe, ainda, a narrativa oral “Nyangara Chena: A Cobra Curandeira”, projeto da Litera Bruna, de Porto Alegre. A história resgata uma lenda do povo Xona do Zimbábue, destacando o papel do contador de histórias na preservação cultural e fortalecendo o vínculo das novas gerações com as raízes africanas.

    As atrações do Nossa Arte Circula RS são resultado de um chamamento público do Sesc/RS, realizado com o objetivo de apoiar a retomada do setor cultural após as enchentes que atingiram o Estado em maio.

    Leia também