Para o ministro Minas e Energia, decisão poderá ser revista em 2025
O Governo Federal descartou a possibilidade de instituir o horário de verão este ano. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (16), pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, horas após se reunir com representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
“Chegamos à conclusão de que não há necessidade de decretação do horário de verão para este período, para este verão”, declarou Silveira, durante coletiva de imprensa na sede do ministério, em Brasília.
“Temos a segurança energética assegurada. É o início de um processo de restabelecimento da nossa condição hídrica ainda muito modesto, mas temos condições de chegar, depois do verão, em condição de avaliar a volta desta política [para o verão de 2025/2026]”, acrescentou o ministro, defendendo a eficácia da medida em determinadas circunstâncias.
“É importante que esta política seja sempre considerada. [O horário de verão] não pode ser fruto de uma avaliação apenas dogmática ou de cunho político, pois tem reflexos tanto positivos, quanto negativos, no setor elétrico, quanto na economia [em geral], devendo estar sempre na mesa”, discorreu Silveira ao destacar que a iniciativa é adotada por vários outros países, em uns, apenas com o condão energético, mas, em outros, um caráter quase que exclusivamente econômico.
No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez em 1931. Seguiu sendo adotado de forma irregular até 1985, quando passou a ser implementado sistematicamente, com a justificativa de contribuir para a redução do consumo de energia elétrica e beneficiar setores de lazer e consumo como o turismo, comércio, bares e restaurantes a partir do melhor aproveitamento da luz natural.
A partir de 2019, e durante todo o governo Bolsonaro, a iniciativa foi descartada. Na ocasião, o Ministério de Minas e Energia apontou que, ao longo dos anos, os hábitos de consumo da população mudaram drasticamente, alterando os horários de maior consumo energético e tornando a medida sem efeito.
Notícias relacionadas
Docemania: há 23 anos, o gostinho caseiro é a marca da padaria e confeitaria
Empresa familiar que tem no slogan “o lado doce da vida” atende de segunda a sábado, das 6h30min às 19h, sem fechar ao meio-dia
Torcida Organizada – Arauto News – 10/12/2024
Prioridade do Inter no mercado, quem será o novo técnico do Grêmio e tabela do Gauchão divulgada / Participantes: Nícolas da Silva, Luciano Almeida, Kássia Machado, Sandro Viana e Bianca Mallmann
Rádio Revista – Silvana Bencke, Vice-Presidente Ong Protetores de Santa Cruz
Silvana Bencke, Vice-Presidente Ong Protetores de Santa Cruz, esteve no programa Rádio Revista e falou sobre a atuação da Ong.
Rádio Revista – Daniel Cruz, Escritor e Autor
Lançamento do livro Ho’oponopono e seus caminhos será neste sábado na Iluminura.