Conteúdo Patrocinado

Cinco pilares de uma alimentação saudável

Publicado em: 16 de agosto de 2024 às 08:00
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Bia de Moura/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Segundo a nutricionista clínica do Hospital Ana Nery, Ana Júlia Winkelmann, é necessário criar hábitos diários para manter uma vida saudável

    Os cinco pilares que são cruciais para o bem-estar e a saúde do corpo são baseados em uma alimentação saudável que reside no equilíbrio, variabilidade, regularidade, moderação e hidratação. De acordo com a nutricionista clínica do Hospital Ana Nery, Ana Júlia Winkelmann, é necessário criar hábitos diários para manter uma vida saudável.

    É fundamental que a alimentação diária seja composta por uma variedade de alimentos dos diversos grupos nutricionais. Segundo Ana, o corpo necessita não apenas de proteínas e carboidratos, mas também de gorduras saudáveis para funcionar adequadamente.

    Além dos alimentos consumidos, a profissional ressalta a importância de fatores como o sono e a prática regular de exercícios físicos. A especialista destaca que uma boa qualidade de sono impacta diretamente na capacidade de fazer escolhas alimentares mais conscientes ao longo do dia. Quanto aos exercícios físicos, ela afirma que a prática regular não apenas promove um corpo saudável, mas também reduz a necessidade de consumir alimentos menos saudáveis.

    Sobre o açúcar, tema frequentemente debatido, a nutricionista esclarece que é uma fonte de energia necessária para o organismo, porém deve ser consumido com moderação, assim como qualquer outro alimento. “Não existe nenhum alimento de forma isolada que cause um grande mal para o corpo, por isso é falado em moderação e equilíbrio, é preciso de todos os grupos alimentares. Todo carboidrato consumido acaba virando açúcar no organismo, mas através do alimento que seria saudável”, explicou.

    A especialista também ressaltou a importância da educação alimentar desde a infância, trabalhando este assunto dentro de uma família. “Os pais dão o exemplo para os filhos. Através da alimentação dos pais que aquela criança vai se alimentar de forma adequada ou não no futuro”, pontuou.

    Uma dica da nutricionista para evitar que a criança consuma alimentos é não adquiri-los. “Se não tem em casa, você não vai consumir. Até nós mesmos. A gente gosta de doce, mas se você não compra, não tem essa opção”, colocou.

    Referente às práticas para implementar hábitos saudáveis, Ana afirmou que pequenas mudanças podem fazer grandes diferenças. A dica da profissional é começar aumentando a ingestão de água e gradualmente incorporar exercícios físicos na rotina. É recomendável também buscar a orientação de um profissional capacitado para orientar essas mudanças de forma eficaz.

    A nutricionista também compartilhou que a montagem ideal de um prato saudável é cerca de 50% do prato composto por verduras e legumes, e o restante dividido entre proteínas, carboidratos e leguminosas. Segundo a especialista, o indicado é fazer refeições de forma regular cinco vezes ao dia, pois isso garante que não haja excessos em nenhuma refeição, permitindo uma regularidade e equilíbrio.