Evento ocorre na Escola Família Agrícola de Santa Cruz nesta terça-feira (16), com a presença superior a 200 jovens
Como chegamos à crise climática? Essa indagação foi feita pelo professor Francisco Milanez, que palestrou na manhã desta terça-feira (16), no 6º Seminário Regional da Juventude Rural, que reúne mais de 200 jovens na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc). O tema do encontro deste ano é “Mudanças climáticas na agricultura familiar: a juventude rural na análise dos impactos e transformações”, promovido pela Regional Sindical Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí.
Milanez, aliás, respondendo à pergunta sobre a crise climática, destacou que no Brasil, as queimadas na Amazônia, a destruição dos biomas, a drenagem em grande escala, destruição de áreas de preservação e outros fatores levam a esse cenário preocupante. Os jovens estudantes Kauã Faleiro de Quadros, General Câmara, e Anita Gomes de Moraes, Rio Pardo, prestigiaram o seminário e além de aprender nas oficinas práticas, estavam interessados em ouvir sobre o que fazer para mudar essa realidade sofrida com as mudanças climáticas.
O evento ocorre em comemoração ao Dia Internacional da Juventude Rural. De acordo com a coordenadora Regional de Jovens da Associação Regional Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, Luana Hoesel, o evento celebra o jovem na agricultura e promove sucessão rural. “Está superando todas as expectativas, o pessoal está gostando muito e os assuntos são de extrema importância. Com certeza a juventude irá levar isso para as propriedades, inovando e agregando conhecimento para o meio rural”, disse.
A programação contou com a participação de dois professores da Unisc, o Markus Erwin Brose e a Grazielle Brandt, do Mestrado em Desenvolvimento Regional, assim como Francisco Milanez, que é presidente da Agapan (Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural). E ainda,foram trabalhadas com os jovens seis oficinas, sobre sucessão rural, manejo de solo, recuperação do bioma-pampa e mata nativa, agroecologia, política pública e saúde no meio rural, assuntos diretamente ligados à agricultura familiar.
Notícias relacionadas
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões
Sorteio será realizado às 20h, horário de Brasília
Apae de Candelária inaugura salas de atendimento para autistas
Por meio do Programa TEAcolhe, município será referência para cidades vizinhas
Movimento de Cursilhos de Cristandade deve reunir 800 pessoas em Lajeado neste sábado
Utreia Festiva Diocesana, evento de fé e celebração da amizade, ocorre a partir das 19h
Sine Vera Cruz está com oportunidades de emprego disponíveis
Os interessados devem ir até o espaço, que fica localizado na Rua Ipiranga