Política

Cotas de gênero e inteligência artificial são desafios da fiscalização eleitoral

Publicado em: 16 de julho de 2024 às 08:03 Atualizado em: 17 de julho de 2024 às 12:25
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil
    compartilhe essa matéria

    Advogado especialista em direito eleitoral, André Link falou sobre as questões das eleições municipais de 2024

    Em entrevista ao Direto ao Ponto, na Arauto News,  o advogado especialista em direito eleitoral, André Link, falou sobre questões importantes em ano eleitoral, revelando que a fiscalização das cotas de gênero e o uso da inteligência artificial no processo eleitoral estão entre os desafios das eleições municipais de 2024.

    O profissional alertou para a necessidade de uma fiscalização rigorosa quanto ao cumprimento das cotas de gênero, não se limitando ao simples registro de candidaturas femininas, mas sim, verificar a efetiva participação dessas mulheres na campanha eleitoral. “Muitas vezes as mulheres que eram colocadas para eleições eram a própria assessora do vereador, que se colocavam a disposição e fazia campanha para seu chefe. É aí que está a fraude”, afirmou.

    Outro ponto destacado foi o uso crescente da inteligência artificial no processo eleitoral. Pela primeira vez, essa tecnologia será testada em larga escala nas eleições municipais, o que, de acordo com Link, servirá como piloto para as próximas eleições em nível nacional.

    A implementação da IA representa um avanço tecnológico significativo, no entanto, o advogado ressaltou a complexidade e a necessidade de uma fiscalização rigorosa sobre o uso dessa ferramenta. De acordo com o profissional, regras foram estabelecidas para garantir transparência e evitar manipulações, mas haverá desafios quanto à capacidade dos órgãos de fiscalização em discernir entre informações autênticas e manipuladas.

    Escute a entrevista completa:

    Leia também