Empresa venâncio-airense atende todo o Estado e busca aliar conhecimento e utilizado em suas criações
A Rovler Equipamentos, localizada em Venâncio Aires, foi fundada por Eraldo Müller e pela esposa Adelira Müller em 2001, com o nome de Distribuidora Müller. Na época, o empreendimento trabalhava com revendas e instalações de equipamentos de controle automático para estufas de tabaco.
Após, Vladimir Jahn e Rogério Gollmann entraram como sócios e a parir de 2003 a empresa começa a expandir as vendas, o leque de produtos e passam a atender outros municípios além de Venâncio Aires.
Eraldo Müller conta que durante alguns anos foram apenas os quatro atuando diretamente na venda, atendimento e resolução de problemas. "Fazíamos as instalações e essa revenda de produtos. Depois, em 2006, começamos a fabricar, criar alguns equipamentos para estufas de tabaco. Com isso, começamos a perceber um crescimento da empresa, uma maior procura pelo nosso trabalho e, então, demos início a contratação dos primeiros funcionários."
No mesmo ano, foi criado o secador desmontável, que era o carro chefe do empreendimento na época. "Era para grãos, especialmente milho, feijão e soja, e tinha uma capacidade um pouco menor, mas muito importante naquele momento", relembra.
O nome Rovler, adotado em 2009, surgiu da junção do nome dos três sócios Rogério, Vladimir e Eraldo. "A gente admitiu mais pessoas para trabalhar e começar, também, com atuação de vendedores atendendo diretamente o cliente no campo. Isso nos trouxe muitos resultados e uma relação mais próxima com os agricultores", avalia.
Hoje, apenas Eraldo e Vladimir seguem como sócios da Rovler Equipamentos, que tem dois segmentos principais. Segundo o sócio proprietário, o primeiro é o tabaco e as questões fumageiras, que ficam centradas na região de Venâncio Aires. A outra é em relação a noz-pecã e aos municípios produtores do Rio Grande do Sul. Um segmento, que na avaliação de Müller, tem crescido cada vez mais. "A nossa penúltima criação foi um separador de nozes vazias. Criamos uma máquina que separa as vazias das normais. Já a ultima, é uma máquina de sucção para recolher as nozes que estão no chão."
De acordo com o empresário, a ideia para a criação dos equipamentos surge, principalmente, a partir da necessidade apresentada pelos agricultores. A partir disso, os proprietários da Rovler realizam viagens, conversas com produtores rurais, com especialistas e funcionários para, desta maneira, criar o melhor equipamento possível. Os produtos até então inéditos no Brasil, auxiliam na produção e no trabalho diário no campo e nas produções.
"Toda máquina que surge nova na Rovler é baseada na necessidade do agricultor. Sempre em parceria com o agricultor para unirmos ideias e criarmos o equipamento", destaca Müller. Para ele, esta é uma forma educativa e democrática de se chegar a um equipamento que seja útil, prático e que atenda de verdade as necessidades apresentadas. "Somamos ideias, dividimos conhecimento e criamos uma máquina".