Proposta elimina a obrigatoriedade de plebiscito para uma possível venda do Banrisul
A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realiza na próxima segunda-feira (19) uma audiência pública a partir das 15h, quando será debatida a proposta de emenda à constituição estadual, que elimina a obrigatoriedade de plebiscito para uma possível venda do Banrisul, Corsan e Procergs. A audiência foi requerida pelos vereadores Alberto Heck (PT) e Bruno Faller (PDT).
Na justificativa, os vereadores destacam que a ideia é fomentar o debate sobre a aprovação da PEC do Estado, que irá implicar na venda de patrimônio dos gaúchos, voltando-se atrás numa decisão que ampliava a democracia e protegia a população de decisões arbitrárias. “Consideramos que retirar o plebiscito é eliminar da Constituição Estadual a participação popular no processo de decisão da venda dessas empresas públicas e deixa livre o caminho para liquidar o patrimônio do povo gaúcho, caso do Banrisul, Corsan e da Procergs”, diz a justificativa.
Vão participar da audiência pública o coordenador do Sindicato dos Bancários de Santa Cruz e região, João Carlos Heissler; a coordenadora administrativa do Sindicato dos Bancários, Marilus carvalho; o presidente do Sindiágua-RS, Arilson Wunsch; o secretário de Saneamento Ambiental e Serviços Ambientais, Clewerton Vinícius Giordani; o delegado do Sindiágua de Santa Cruz do Sul, Astor Hoscheidt; e o engenheiro da Corsan, José Omero Finamor Pinto.
Notícias relacionadas
Airton Artus aponta projetos que podem ser desenvolvidos no Rio Grande do Sul
Deputado estadual integra comitiva gaúcha que realiza visita a China e ao Japão
No Japão, governador discute com a Toyota ampliação da atuação da empresa no RS
Na sequência, a comitiva gaúcha foi recebida na Embaixada do Brasil em Tóquio
Vice-prefeito afastado devido à Operação Controle retorna às atividades na Prefeitura de Santa Cruz
Elstor Desbessel estava afastado de suas funções desde 14 de novembro de 2023
OMS convoca G20 para apoiar luta contra câncer do colo do útero
Diretor-geral pediu apoio para o acesso a vacinas contra o HPV