Região

Unimed apresenta o Vibee e se consolida no ecossistema de inovação na área da saúde

Publicado em: 16 de julho de 2020 às 18:31 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 13:11
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Objetivo é auxiliar no desenvolvimento regional e conectar pessoas, startups e organizações na busca por novos negócios

    Em uma transmissão ao vivo realizada no fim da tarde desta quinta-feira (16), a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP), apresentou para a comunidade o Vibee. Trata-se de um hub de inovação, que surgiu para identificar novas oportunidades na área da saúde. O objetivo é conectar startups, mentores de negócio e profissionais da saúde por meio de um processo de aceleração de startups.

    “A inovação nos fez inverter o tradicional ‘ver para crer’. Aqui na Cooperativa, consideramos ‘crer para ver’. É com este espírito que giramos a roda da inovação. Sabemos que este é um grande passo, e que trabalhamos para criar o futuro hoje”, afirmou o presidente da Unimed VTRP, médico Aldo Pricladnitzki.

    “Estamos em julho, mês onde o Cooperativismo é saudado em todo o mundo. E quando a cooperação anda de mãos dadas com a inovação, encontramos o caminho da superação e a transformação daquilo que acreditamos em realidade, uma atitude fundamental neste momento que vivemos”, complementou Pricladnitzki.

    Nesta quarta-feira (15), o Vibee abriu oficialmente as inscrições para seus dois primeiros programas de aceleração de startups, o Vibee Satart e o Vibee Go. Empreendedores de todo o Brasil podem participar da seleção. As inscrições serão aceitas até 16 de agosto.

    A Superintendente Executiva da Unimed VTRP, Rosilene Knebel, lembra que a jornada falando de inovação iniciou em 2015. “Começamos a falar do tema no dia a dia, e isso mostrou um potencial muito transformador. Nos últimos dois anos, avançamos nosso diálogo com o mercado, por meio do InnovatiOn Unimed, programa de conexão de startups que trouxe importantes mudanças no dia a dia da instituição. Em duas edições, projetos de cerca de 350 startups foram analisados”, pontua.

    ”Realizamos projetos-piloto com 16 e vimos que era possível ir além. Por isso o Vibee foi criado. Ele surge para consolidar a Unimed VTRP como referência na busca por soluções inovadoras na área da saúde”, salienta.

    Todas as informações sobre o Vibee podem ser acessadas no site www.vibeeunimed.com.br.

     Conexões com a região

    Na prática o Vibee é um ambiente que conecta empreendedores fundadores de startups com profissionais e empresas da saúde, universidades da região, mentores e potenciais investidores. O espaço físico do Vibee fica localizado na sobreloja da Sede da Unimed VTRP, em Lajeado.

    A gestão do espaço e dos projetos será realizada por Rafael Zanatta. Recentemente, ele trocou a Secretária de Planejamento da Prefeitura Municipal de Lajeado pelo setor cooperativista para assumir este desafio.

    “Somos um Hub de Inovação porque queremos atuar no ecossistema da região conectando pessoas, startups e organizações para que o tema da inovação em saúde possa ser desenvolvido. Para dar força a esse movimento estruturamos dois Programas de Aceleração de Startups. Ambos tem foco no setor da saúde e possibilitam que as startups possam ter um ambiente saudável para o desenvolvimento das suas ideias e projetos”, explica.

    O nome do espaço nasceu da união de duas palavras: vibe (vibração, em Inglês) e bee (abelha, em Inglês). A abelha é um dos símbolos do cooperativismo, e representa também, na natureza, um importante agente de fertilização, pois poliniza flores nos locais onde passa. “No Vibee, as ideias e novos negócios são polinizados, com a energia que a inovação necessita para fazer acontecer”, complementa Zanatta.

    O Programa de Aceleração

    – Vibee Start: busca startups que estejam no processo de ideação, com uma ideia do que seria o MVP (Produto Mínimo Viável, em Português) e com a equipe ainda em formação. Nessa fase ainda existe a necessidade de avaliar o problema que está sendo resolvido, avaliar se a solução é adequada e se existe um tamanho de mercado que justifique a criação de uma startup com base nisso.

    É a fase onde a startup ainda está no campo das ideias, os fundadores tem outros empregos e estão testando tudo. Nestes casos, o Vibee Start auxilia no processo de desenvolvimento.

    – Vibee Go: busca startups que estejam no processo de validação já buscando a operação. Nesse caso as startups já possuem um MVP, alguns integrantes da equipe trabalham em tempo integral e já existem clientes utilizando o produto/serviço.

    Mesmo nestas situações, existe possibilidade de reiniciar o processo de criação da solução ou criar novas alternativas com base no que for visto na aceleração e conversado com os mentores.

    Ambos os programas terão duração de 6 meses e as inscrições são aceitas exclusivamente pelo site www.vibeeunimed.com.br, até 16/08, às 23h59.