Bandeiras passarão a vigorar nas terças-feiras após possibilidade de questionamentos dos municípios
O governador Eduardo Leite anunciou na tarde desta terça-feira (16), que o Estado vai reformular novamente o formato de atualização das bandeiras do modelo de Distanciamento Controlado. A informação foi divulgada durante transmissão ao vivo. O modelo utilizado pelo governo gaúcho determina cores para regiões do Estado, tendo como base os indicadores da expansão da Covid-19 e medidas adotadas para sanar o avanço da doença.
A partir da próxima semana, os dados serão compilados pela equipe técnica do Governo nas quintas-feiras. Nas sextas-feiras os indicadores serão enviados aos municípios, que poderão contestar a posição. O Gabinete de Gestão de Crise irá se reunir nas segundas-feiras para avaliar as divergências enviadas pelos governos municipais. As atualizações valerão a partir das terças-feiras.
Segundo o governador, o formato pode ser modificado a qualquer momento, para que os dados sejam os mais fidedignos possíveis. “Não faz nenhum sentido nos apegarmos a um formalismo tamanho que vai gerar repercussão tão pesada na vida das pessoas e por mero capricho técnico nós ficamos presos nos dados da forma errada que venham a ter sido lançados”, afirmou.
Até o momento, a revisão era informada aos sábados e começava a valer a partir das segundas-feiras. A próxima atualização deve ocorrer neste sábado (20) e o novo formato inicia na próxima semana. Na última atualização, a região de Santa Cruz do Sul, que estava na bandeira laranja, passou a bandeira amarela, que está atualmente em vigor.
Confira o vídeo completo:
Notícias relacionadas
OMS declara fim da emergência em saúde por Covid-19
Comunicado foi divulgado nesta sexta-feira, após três anos de pandemia
Santa Cruz registra mais um óbito em decorrência da Covid-19
Desde o início da pandemia, o município contabiliza 48.060 casos de coronavírus
Hospital Vera Cruz volta a exigir uso de máscara em suas dependências
Comunicado foi feito na tarde desta terça-feira pela casa de saúde
Procura pela vacina bivalente é baixa em Vera Cruz
Imunizante já está disponível nas unidades de saúde do município para todos os grupos prioritários