Geral

Vacina contra o HPV está disponível para meninos de 12 a 15 anos

Publicado em: 16 de junho de 2017 às 16:26 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 14:29
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Reprodução/Internet
    compartilhe essa matéria

    Em Santa Cruz, doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde, no Cemai e no CIS da Unisc

    O Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde está ampliando o público-alvo para receber a vacina quadrivalente contra o papiloma vírus humano (HPV). A partir de agora meninos de 12 a 15 anos completos (15 anos, 11 meses e 29 dias) poderão procurar uma das unidades de saúde de seu município para receber a dose.

    Desde janeiro de 2016 a vacina foi introduzida no Calendário Nacional de Vacinação para meninos, porém somente na faixa etária de 12 e 13 anos. A ampliação, segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), de Santa Cruz do Sul, Raquel Emmel Lopes, fortalece as ações de saúde da população masculina e possibilita a prevenção dos cânceres de pênis, ânus, orofaringe e verrugas genitais. “Também é importante destacar que a vacinação nos meninos contribui para aumentar a proteção nas meninas, com impactos positivos nas próximas décadas, uma vez que o vírus é transmitido a elas, através de relações sexuais”, explicou ela.

    O esquema vacinal para os meninos é de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde é a quadrivalente, protege contra quatro subtipos do vírus e apresenta 98% de eficácia quando a aplicação é feita corretamente.

    Segundo Raquel, o que ainda atrapalha bastante a procura, tanto no caso dos meninos quanto das meninas, é o preconceito. Ela afirma que existe um tabu muito grande quando se fala em vida sexual. “A introdução da vacina nessa faixa etária tem o objetivo de proteger as crianças justamente antes do início da vida sexual, ou seja, antes do primeiro contato com o vírus”, explicou.

    Em Santa Cruz do Sul a vacina contra o HPV está disponível em todas as unidades de saúde (UBSs e ESFs) que possuem sala de vacinação, no Centro Materno Infantil (Cemai) e no Centro Integrado de Saúde (CIS) da Unisc.