Cobertura Especial

Secretaria da Saúde de Venâncio Aires alerta para riscos de contaminação por leptospirose após enchente

Publicado em: 16 de maio de 2024 às 15:55
  • Por
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Mônica da Cruz/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Além das famílias terem que lidar com perdas e prejuízos materiais, os atingidos pelos alagamentos em Venâncio Aires ainda podem enfrentar o risco de contaminação por leptospirose. A Secretaria Municipal da Saúde alerta a população para evitar o máximo possível o contato com água contaminada nos locais que foram alcançados pela enchente.

    Com isso, as unidades básicas de saúde realizam orientação e distribuição de folders, produzidos pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), com dicas e cuidados sobre a doença. Conforme o secretário da Saúde, Alan Rosa, instruções foram repassadas aos médicos que trabalham no município.

    Leia também: Recolhimento de entulhos da enchente em Venâncio Aires deve ter aporte da Defesa Civil Nacional

    “Realizamos uma orientação com todos os médicos sobre a atenção aos sintomas que pacientes possam apresentar relacionadas a leptospirose durante os atendimentos. Até o momento, o município conta com casos suspeitos para a doença, mas não se têm confirmados”, explica.

    Segundo o secretário, as inundações propiciam a disseminação e a persistência da bactéria no ambiente, facilitando a ocorrência de surtos. “Além das pessoas que foram atingidas pela enchente, mas também aquelas que estão ajudando na limpeza, que tenham os cuidados básicos e que se protejam, usando luvas, calçados e acessórios apropriados e que não entrem na água e não tenham contato com móveis ou utensílios domésticos, caso tenha ferimentos nas pernas, pés e mãos. A bactéria pode estar na lama, na terra e também em móveis ou utensílios domésticos.”

    Veja mais: Clubes de serviço realizam ação para arrecadar móveis para famílias atingidas pela enchente em Venâncio Aires