Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, a coordenadora da 5ª RT, Marisa Rossa, detalhou a programação
Nos próximos dois anos, os principais eventos tradicionalistas integrarão a 5ª Região Tradicionalista (5ª RT). Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, a coordenadora da 5ª RT, Marisa Rossa, detalhou o cronograma, com destaque para o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), geração e distribuição da Chama Crioula Regional e a Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars).
O primeiro evento será o Congresso Tradicionalista, que acontecerá no primeiro final de semana de agosto, em Cachoeira do Sul, com o apoio do CTG Os Gaudérios. O congresso é responsável por definir as bases filosóficas do movimento tradicionalista.
Em novembro de 2025, no Ginásio Poliesportivo, ocorrerá o Enart, assim como no próximo ano. Em 2026, a região será palco de mais dois eventos importantes: a 36ª Fecars, de 13 a 15 de março, e a geração e distribuição da Chama Crioula Regional, em agosto, em Rio Pardo, que marcará o início dos festejos farroupilha.
Conforme Marisa, apesar da coordenação estar envolvida em grandes eventos, o trabalho principal da 5ª RT é apoiar os patrões e patronagens das 65 entidades ativas da região, além de auxiliar na divulgação do nome da região dentro do movimento tradicionalista. “Esses trabalhos, que são feitos dentro das entidades, eles precisam ter o nosso suporte, o nosso apoio. A estrutura da 5ª RT tem que estar à disposição desses patrões para que eles possam desenvolver as suas atividades plenamente, enquanto tradicionalistas”, salientou.
Notícias relacionadas

FOTOS: Ruas de Fogo movimentam o Centro de Santa Cruz
A atração marcou a programação da 3ª edição do Festival de Balonismo e Manobras Radicais

Paixão de Cristo será encenada em Rio Pardo nesta sexta-feira
Espetáculo vai ocorrer ao ar livre e comunidade poderá conferir

Comitiva da Fenachim divulga festa em Porto Alegre com ação no Dia do Churrasco e do Chimarrão
O local escolhido para esse momento é o tradicional CTG 35

“Queremos fazer com que a festa seja da cidade, não só no parque”, diz Mathias Bertram
Presidente da 40ª Oktoberfest quer levar força da festa para os bairros e comércio local