Programação vai envolver leituras e debates sobre as obras
O Clube de Leitura Leia Mulheres de Santa Cruz do Sul está divulgando a lista de suas primeiras leituras de 2025, para os encontros que vão acontecer entre os meses de fevereiro e junho deste ano. Em cinco anos de atividades, o clube já leu e debateu cerca de 50 obras e tem como objetivo combater as restrições do mercado editorial e a pouca visibilidade que as mulheres escritoras ainda têm.
A lista conta com diferentes gêneros e as obras abordam temáticas que vão desde a Ditadura Militar brasileira até o poder das escolhas que fazemos, passando pelo tema da urgência do cotidiano dos dias atuais. O próximo encontro acontece em fevereiro, com previsão de ser realizado no dia 22. Neste mês a leitura escolhida é ‘No muro da nossa casa’, de Ana Kiffer.
Em março o grupo lerá o livro de contos de terror ‘O dia escuro’, organizado por Fabiane Secches e Socorro Acioli. Ainda neste mês, o Leia Mulheres Santa Cruz realizará um evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher. A ação terá parceria da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul. As mediadoras do clube, Luana Ciecelski e Ana Luiza Martins, deram mais detalhes em entrevista ao Rádio Revista, da Arauto News.
Segundo elas, o evento ainda está sendo estruturado, especialmente quanto a horário e local. No entanto, deve ocorrer no dia 8 de março como forma de homenagear todas as mulheres, especialmente às escritoras. “Vai ter algumas falas, talvez um sarau. Mas será voltado para a leitura de obras de autoras mulheres”, destaca Ana Luiza. “E não poderemos deixar de mencionar Mariana Colassanti, escritora fundamental da nossa história. Normalmente procuramos abrir espaço para quem está produzindo agora, mas não podemos negar a importância destas pioneiras”, reforça Luana.
Para quem ficou interessado ou tem vontade de participar do clube, os encontros são abertos e a participação é gratuita. Os encontros são realizados, normalmente, no último sábado do mês em um local combinado previamente e divulgado nas redes sociais do clube. Além disso, o clube é aberto para homens e mulheres, todos aqueles que têm vontade de ler e conversar sobre literatura.
Notícias relacionadas

Inicia os preparativos para a escolha da Garota Teuto-Brasileira 2025
Candidatas que concorrem aos títulos serão apresentadas em breve pela comissão organizadora

Santa Cruz poderá sediar encontro nacional de motociclistas nos próximos meses
Prefeitura está articulando evento voltado a proprietários de motocicletas Harley-Davidson

Parque de Eventos de Santa Cruz sedia Festa Campeira da Cabanha Cortês
Programação segue até segunda-feira; saiba mais

Administração de Venâncio Aires prepara a 4ª edição do Concurso Culinário; saiba os detalhes
Iniciativa integra a programação da Festa Nacional do Chimarrão e visa celebrar os aniversários do município e da Afubra