Covid 19

Santa Cruz é a única acima de 100 mil habitantes com mais de 90% da população com esquema vacinal completo

Publicado em: 16 de fevereiro de 2022 às 17:21 Atualizado em: 03 de março de 2024 às 09:51
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Freepik
    compartilhe essa matéria

    Secretaria Municipal de Saúde iniciou a campanha de vacinação em 20 de janeiro do ano passado

    Santa Cruz do Sul atingiu um grande feito no combate ao Covid-19. O município é, até o momento, o único entre os 18 do Estado acima de 100 mil habitantes a ter atingido e ultrapassado a meta de 90% da população adulta com o esquema vacinal completo.

    De acordo com informações do Governo do Estado nesta quarta-feira (16), no painel de Monitoramento da Imunização Covid-19 (veja aqui), a cidade já havia atingido o percentual de 93,2% de adultos com a segunda dose ou dose única da vacina  – o equivalente a 97.087 pessoas.

    A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a campanha de vacinação em 20 de janeiro do ano passado. Conforme a titular da pasta, Daniela Dumke, ao longo deste período, a Prefeitura buscou adequar a estratégia de imunização de acordo com o que cada momento exigiu, driblando as dificuldades impostas pela pandemia mundial.

    O planejamento das ações, envolvendo os profissionais da saúde e colaboradores de outras secretarias, também tem sido fundamental para o sucesso da campanha de vacinação. Daniela também ressaltou que o apoio de outras instituições – hospitais locais, Exército, Unisc, Dom Alberto e empresas privadas – contribuiu para o alcance do percentual. A secretaria também tem buscado disponibilizar horários alternativos de vacinação em pontos estratégicos. “Temos trabalhado com os princípios de equidade e territorialidade, tentando tornar o acesso à vacina o mais fácil possível para as pessoas”, avaliou.

    Daniela informa que a Secretaria de Saúde segue atuando para que o município alcance 100% da população imunizada com a segunda dose. “Manteremos a oferta da vacina da melhor forma possível para que possamos logo comemorar a cobertura total de imunização contra Covid-19, quem sabe ainda no primeiro semestre de 2022”, declarou.

    A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, comemorou o percentual atingido pelo município. Ela reconheceu todo o esforço e a organização que a Administração Municipal tem despendido para universalizar o acesso à vacina. Helena também destacou a adesão da população e a grande mobilização no enfrentamento da pandemia. “É preciso agradecer a todos os profissionais da saúde que têm estado na linha de frente contra essa doença. Mas também temos que parabenizar os cidadãos e cidadãs de Santa Cruz, que entenderam a emergência do momento que estamos vivendo e têm buscado a vacina como caminho para devolver nossas vidas à normalidade”, afirmou.

    Helena destacou que a pandemia ainda não acabou e os santa-cruzenses ainda devem seguir as recomendações sanitárias. “Prosseguimos no esforço de atingir a totalidade da população. Pedimos aos pais que vacinem seus filhos e àqueles que ainda não se imunizaram, que o façam. Com nossa população protegida, estaremos prontos para retomar a normalidade da vida em nossa cidade”, concluiu.
    Reforço

    A Secretaria Municipal de Saúde demonstra-se bastante positiva em relação aos números da vacinação de reforço contra o Covid-19. A titular da pasta, Daniela Dumke, estima que aproximadamente 50% da população adulta já tenha recebido a terceira dose do imunizante. Ela explica que a adesão do público tem sido gradativa, à medida que o indivíduo cumpre o intervalo necessário após a segunda dose. Daniela salienta que o reforço é realmente importante. “Estudos têm mostrado que, com o reforço, a proteção é maior, diminuindo a gravidade dos sintomas, caso a pessoa venha a se contaminar”, esclarece.

    A Prefeitura de Santa Cruz do Sul atualiza diariamente, em seu site, os postos de vacinação onde é realizada a aplicação adicional para quem já concluiu o esquema vacinal, tendo tomado as duas doses, com aplicação de imunizantes dos laboratórios AstraZeneca (Covishield), Sinovac (CoronaVac) ou Pfizer (Comirnaty), e também para aqueles que tomaram a vacina dose única da Janssen. Clique aqui e veja