VENÂNCIO AIRES

Legislativo aprova reajuste do funcionalismo e projetos que beneficiam produtores

Publicado em: 16 de janeiro de 2025 às 07:43
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Foto: AI Câmara de Vereadores de Venâncio Aires
    compartilhe essa matéria

    Terceira sessão ordinária do ano ocorreu nessa quarta-feira

    A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires realizou, na noite dessa quarta-feira (15), a terceira sessão ordinária do ano. O encontro ocorreria na próxima segunda-feira (20), mas devido ao feriado em homenagem a São Sebastião Mártir, padroeiro do município, foi antecipado.

    Entre os projetos analisados e votados pelos parlamentares, o de maior destaque era o que estabelecia revisão anual, ganho real e aumento nos vales-feira e alimentação. As medidas impactam os servidores do Executivo e do Legislativo.

    A proposta seguiu o que já havia sido anunciado pelo prefeito Jarbas da Rosa ao presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Venâncio Aires, Júnior Ronan Hendges. O reajuste salarial será de 7% e leva em consideração o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado de 2024 – que ficou em 4,83% -, mais 1,7% de aumento real. Mais 1% está previsto e deverá ocorrer no mês de junho.

    Além disso, dois projetos, também aprovados pelos vereadores, buscam auxiliar os produtores rurais de Venâncio Aires, através de termo de permissão de uso de bens de propriedade do município.

    Um deles vai beneficiar a Cooperativa de Produtores Rurais de Venâncio Aires (Cooprova). A entidade poderá usufruir de um automóvel Fiat Palio, um caminhão Mercedes Benz para o desenvolvimento de atividades como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Com os demais materiais, a Cooprova poderá fazer o melhoramento do solo, a partir de técnicas específicas.

    Outra entidade que poderá usufruir de bens da Administração Municipal é a Associação dos Produtores de Erva-Mate do Polo Ervateiro dos Vales (Aspemva). Conforme estabelecido no projeto de lei, as tesouras de poda elétrica devem ser utilizadas para auxiliar a colheita de erva-mate na Capital do Chimarrão.

    E, ainda, dois projetos que firmam permissão de uso entre o município e dois produtores rurais foram aprovados. Os dois agricultores residem em Linha Cerrito, no interior de Venâncio Aires.

    A Câmara de Vereadores volta a se reunir no dia 27 de janeiro, às 19h, no Plenário Vicente Schuck.

    Leia também