Organizadores projetam ultrapassar número registrado no ano passado
Santa Cruz do Sul se prepara para receber a 8ª edição do Festival Santa Cruz de Cinema. A programação ocorrerá de 9 a 13 de junho no município, e reunirá produtores culturais de todo o país.
Interessados podem realizar a inscrição de curtas-metragens até 23 de fevereiro em duas categorias: Mostra Nacional, que reúne produções audiovisuais do Brasil inteiro, e Mostra Olhares Daqui, que destaca produções da região.
Até a manhã desta quinta-feira (16), 102 produções já estavam inscritas no Festival. A informação foi repassada pelo professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e um dos organizadores do evento, Leonel Aires, em entrevista ao programa Rádio Revista da Arauto News.
Conforme Leonel, a expectativa, neste ano, é superar o número de participantes. No ano passado foram 827. “Sempre tivemos muitos inscritos, muitos filmes de todos os estados brasileiros. A gente espera até que em função de uma pujança da produção nacional na área do audiovisual, a gente tenha condições de bater esse recorde novamente. Normalmente as inscrições aquecem mais nos últimos dias, pessoal gosta de deixar para última hora. Mas temos 99% de certeza que vamos bater o número [de inscritos] do ano passado”, projeta.
Para participar, os filmes devem ter até 25 minutos e terem sio finalizados a partir de janeiro de 2023. Leonel explica que não há distinção por estilo de filme. Os inscritos podem ser animação, documentário, ficção, por exemplo. “Eles são avaliados com os mesmos critérios pela curadoria, desde que estejam dentro dos parâmetros do regulamento”, reforça.
Com relação a Mostra Olhares Daqui, o professor e um dos organizadores do Festival Santa Cruz de Cinema afirma que a categoria já é uma marca do festival. Para ele, a Mostra Olhares Daqui é um espaço para os realizadores de Santa Cruz e região apresentarem suas obras, além de terem um espaço junto a produtores do cenário nacional. “É um momento de realização, de estarem junto com realizadores do Brasil inteiro, diretores, atores e atrizes reconhecidos não só em festivais, mas pelos trabalhos dentro do segmento da área audiovisual.”
Leonel destaca que a organização sempre aguarda ansiosamente pelas inscrições, especialmente a de produtores da região. Ele lembra que na edição de 2024 uma jovem, que não era aluna de curso superior de audiovisual, inscreveu e concorreu com o seu filme. “Motivada pelo conhecimento que ela teve assistindo as mostras anteriores, ela se sentiu segura para produzir seu filme e estava concorrendo com ele. Ela saiu da posição de espectadora para realizadora, e isso tem que seguir acontecendo. É assim que a gente fomenta o gosto pelo cinema e pela arte”, frisa.
Notícias relacionadas
União e fé marcam abertura da Festa de São Sebastião Mártir
Procissão motorizada e celebração religiosa deram início à tradicional festividade da Capital do Chimarrão
À diretoria da Associação Tradicionalista Santa-Cruzense, Prefeito garantiu revitalização do Parque de Rodeios
Sérgio também mencionou planos para a construção de um cercado, separando os espaços do Parque de Rodeios e do Autódromo Municipal
Coral da Afubra comemora 30 anos
Atualmente sob a regência de Gustavo Sehnem, o Coral da Afubra conta com 32 membros
Miss Universe Rio Grande do Sul 2025 é do Vale do Rio Pardo
Ela representará o Estado na etapa nacional, que ocorre em fevereiro