Cultura e Entretenimento

Valorização e fomento à tradição gaúcha em Santa Cruz são objetivos da nova gestão da ATS

Publicado em: 15 de dezembro de 2024 às 07:07 Atualizado em: 15 de dezembro de 2024 às 07:14
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Nícolas da Silva/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Tibicuera Almeida assume a presidência da associação em 2025

    Tibicuera Almeida, tradicionalista de longa data, assumirá a presidência da Associação Tradicionalista de Santa Cruz do Sul (ATS) em 2025. Em entrevista ao Grupo Arauto, o homem ressaltou que o objetivo da nova gestão é fortalecer ainda mais a cultura gaúcha na região.

    Segundo Almeida, a ATS, que reúne 13 entidades filiadas, desempenha um papel de defesa dos princípios das entidades tradicionalistas, levando suas demandas para discussão com a comunidade e poder público. Ele afirmou que o trabalho realizado pela gestão anterior consolidou o respeito e a relevância da associação, e ele planeja dar seguimento aos projetos.

    “Estamos crescendo, o que demonstra uma respeitabilidade que a ATS nos últimos anos adquiriu, o que temos que fomentar e seguir. […] Cabe a nós seguir esse caminho, buscar ainda mais crescimento, novas atividades e eventos. Assim que é o compromisso que nós firmamos”, disse.

    Tibicuera explicou que entre os objetivos da gestão está a realização de novos eventos e atividades. Entre as propostas, estão o retorno do Rodeio Municipal e a criação de um Rodeio Artístico, além da revitalização da Comenda Tradicionalista, que reconhece personalidades de destaque no tradicionalismo local, e um prendado da associação, com prendas e peões que representam a ATS.

    O presidente eleito reforçou também a importância de buscar incentivos financeiros, seja através de parcerias com patrocinadores, emendas parlamentares ou apoio governamental, para manter viva a tradição gaúcha. “Cultura são nossas raízes, e cultura, além de tudo, é educação. Que é o que sempre defendi, o mais importante para qualquer crescimento de uma nação é através da educação”, ressaltou.

    De acordo com Almeida, um dos maiores desafios dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e outras entidades é a manutenção de suas atividades. “Os patrões fazem um trabalho incansável, às vezes sem dormir de noite, para tentar pagar e deixar as contas em dia, as estruturas em dia. Isso é uma questão que a gente tem que priorizar junto a ATS e os poderes constituídos, buscar esse apoio e incentivo a nossa cultura tradicionalista”, pontuou.

    Tibicuera ainda apontou que o município de Santa Cruz é referência no cenário tradicionalista, sendo palco do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) e também, em 2025, da Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars). “Nós temos Santa Cruz do Sul como um grande expoente da cultura gaúcha”, concluiu.

    Ouça a entrevista completa: