Política

Deputado Airton Artus avalia 2024 e apresenta prioridades para o próximo ano

Publicado em: 15 de dezembro de 2024 às 15:01
  • Por
    Emily Lara
  • Colaboração
    Mônica da Cruz
  • Foto: Mônica da Cruz/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Parlamentar realizou o tradicional almoço para a imprensa da região

    Neste fim de semana, o deputado estadual Airton Luiz Artus (PDT) realizou o tradicional almoço para a imprensa da região. Em Venâncio Aires, o parlamentar fez um balanço do ano de 2024 e apresentou as principais iniciativas para o próximo ano. 

    Segundo o deputado, a tragédia climática foi o principal desafio do ano, que afetou não só o planejamento da Assembleia Legislativa, mas também do Governo do Estado e das prefeituras de municípios atingidos. Porém, apesar das dificuldades, ele ressaltou que o governo conseguiu viabilizar um aporte financeiro para a recuperação das áreas afetadas, com um projeto de desenvolvimento que se estenderá por um grande período. 

    Artus também mencionou suas iniciativas na Assembleia Legislativa, destacando projetos importantes que estão em tramitação. Entre eles, o projeto de apoio à proteína animal, a criação de uma frente parlamentar em defesa da extinção da dívida do estado e a proposta “Terceira Idade com Dignidade”, que visa promover melhores condições de vida para os idosos. Além disso, Artus tem trabalhado em uma proposta voltada para o apoio às micro e pequenas empresas e no “Abril Verde”, campanha voltada para a conscientização sobre a saúde no trabalho. “Então, eu termino o ano muito satisfeito”, disse. 

    Outro projeto destacado pelo deputado é o Pró-Hospitais, que, segundo ele, pode representar um salto significativo para as casas de saúde do estado. O projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador, transformando-se em lei. Agora, ele precisa passar pelo Conselho Fazendário Nacional, que reúne os secretários da fazenda de todos os estados. “Mas nós acreditamos que a qualquer momento o projeto já esteja em vigor e a gente possa trabalhar junto da iniciativa privada para que elas auxiliem os hospitais e, depois, descontam do ICMS”, afirmou. 

    Sobre as emendas parlamentares, o deputado revelou que, embora sempre tenha sido contrário a essas emendas em tese, reconhece a importância delas para cobrir lacunas em diversas áreas da sociedade, como saúde, esporte e cultura. Para as cidades da região, incluindo Venâncio Aires, Artus anunciou a destinação de dois milhões de reais, divididos entre os municípios para ações nessas áreas.

    Leia mais: Airton Artus oficializa repasse de emendas parlamentares para cidades da região