Economia

Coordenador do Procon Santa Cruz apresenta dicas para evitar golpes na Black Friday

Publicado em: 15 de novembro de 2024 às 07:11
  • Por
    Emily Lara
  • Colaboração
    Eduardo Wachholtz e Leandro Porto
  • Foto: Freepik
    compartilhe essa matéria

    A busca de grandes descontos aumenta também o risco de fraudes

    Com a aproximação da Black Friday, evento esperado por muitos consumidores em busca de grandes descontos, cresce também o risco de fraudes e golpes, especialmente na internet. Em entrevista ao programa Direto ao Ponto, na Arauto News, o coordenador do Procon de Santa Cruz do Sul, Marcelo Estula, alertou sobre os cuidados necessários para evitar prejuízos durante a data de promoções. 

    A internet, embora seja uma ferramenta prática e vantajosa para a compra de produtos, também oferece oportunidades para criminosos aplicarem golpes. Estula destacou que para evitar problemas como não receber o produto ou o vazamento de dados pessoais, é essencial que os consumidores fiquem atentos ao realizar as compras online. 

    O coordenador afirmou que o recomendado é fazer uma pesquisa sobre o site e sobre o produto antes de finalizar a compra. Ele orientou que uma simples procura por reclamações pode revelar um histórico importante que ajuda a identificar se a loja online é confiável.  

    Estula destacou também que o Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador um direito importante: o prazo de sete dias para arrependimento da compra feita pela internet, contando a partir da data da compra ou do recebimento do produto. “O consumidor não precisa nem mesmo justificar o motivo que está querendo cancelar a compra. O comerciante precisa aceitar a decisão do consumidor, devolver os valores e o consumidor devolver o produto sem custo adicional”, pontuou.  

    Além disso, é necessário estar alerta também para os golpes que envolvem descontos falsos, onde as promoções parecem boas, porém, muitas vezes, o valor original do produto é inflacionado para criar a falsa impressão de um superdesconto. Por isso, a recomendação é que o consumidor pesquise os preços de itens com antecedência para saber “que não é só um preço mascarado, que a pessoa acha que está fazendo um bom negócio e na realidade está pagando o mesmo preço ou as vezes até maior”, salientou.

    Outro ponto destacado pelo coordenador do Procon foi a importância de conferir os dados da empresa antes de realizar o pagamento. Conforme ele, caso o consumidor tenha dúvidas sobre a credibilidade de um site ou oferta, é possível entrar em contato com o Procon, que irá realizar uma pesquisa para verificar a segurança do site e ajudar o consumidor a evitar cair em fraudes. 

    Ouça a entrevista completa: