Ministério do Trabalho e Emprego realizou uma ação de fiscalização das empresas que participam do evento
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizou, no início do segundo semestre de 2024, uma ação em Santa Cruz do Sul (RS) durante operação de fiscalização das empresas que participam da 39ª Oktoberfest e na Feirasul. De acordo com informações da fiscalização, a ação teve a finalidade de garantir o cumprimento das normas trabalhistas, combater o trabalho infantil, assegurar a segurança dos trabalhadores e monitorar as condições laborais durante os dois eventos.
A fiscalização teve início antes dos eventos, com reuniões realizadas no final de agosto e início de setembro. Durante esse período, o Ministério do MTE notificou a comissão organizadora e as empresas envolvidas, orientando-as sobre a necessidade de regularização das condições trabalhistas, a formalização dos vínculos empregatícios e medidas de segurança no ambiente de trabalho.
“Eventos do porte da Oktoberfest exigem a atuação de um expressivo número de trabalhadores, muitos dos quais deslocados para a cidade apenas pelo período da festividade. O prazo determinado das relações de trabalho não pode afastar a aplicação dos direitos previstos em lei e das medidas de saúde e de segurança do trabalho”, explica o auditor-fiscal do Trabalho Rudy Allan Silva, chefe do Setor de Planejamento, Controle e Avaliação da Superintendência Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul.
No total, 1.073 empregos foram gerados durante o evento, sendo que 410 vínculos foram formalizados por empresas que, anteriormente, não possuíam registros de contratação. Importante destacar que 95% dos vínculos foram criados por meio das estratégias preparatórias, com ações de conscientização, que evitaram possíveis irregularidades. Além disso, não foi encontrado nenhum trabalho infantil durante todo o festival.
“O evento não só gerou uma quantidade significativa de empregos, mas também ajudou a formalizar empresas que estavam no mercado de trabalho informal, promovendo uma maior adesão às leis trabalhistas e ao desenvolvimento econômico da região”, salientou Rudy Allan.
Notícias relacionadas
Consumidores do Vale do Rio Pardo podem colocar contas em dia com o Super Feirão Zero Dívida
Campanha acontece de 25 a 30 de novembro, em prol do combate à inadimplência no estado
Percentual de famílias endividadas apresenta quinta alta consecutiva
Apesar da alta no percentual de endividados, pesquisa mostra que indicadores de inadimplência recuaram na passagem do mês
Para 2025, Venâncio Aires terá mais de R$ 440 milhões de orçamento
Projeção orçamentária foi apresentada pela Secretaria da Fazenda
Mercado financeiro eleva previsão da inflação de 4,62% para 4,64%
Projeção de expansão da economia está em 3,1% este ano